Em um cenário perfeito o uso adequado e a boa manutenção do condomínio deveriam ser tarefas compartilhadas pelo coletivo. Porém, as tarefas de manutenção acabam ficando a cargo do síndico, que precisa cuidar de muitos detalhes, como identificar o mau funcionamento de um equipamento, prezar pela coleta adequada de lixo reciclado, cuidar da limpeza dos espaços públicos – enfim, são várias tarefas sob responsabilidade de uma só pessoa.

Sabendo das dificuldades de lidar com as tarefas de manutenção de condomínios no dia a dia, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer a gestão das tarefas.

Dicas para a manutenção de condomínios

1. Planejamento de Manutenção

Aliado ao monitoramento das estruturas, o planejamento de manutenção é fundamental. É nesta etapa que se define um plano de ação para realizar mudanças na infraestrutura do condomínio e evitar que equipamentos essenciais sofram danos e prejudiquem o dia a dia dos moradores.

A partir de um planejamento bem estruturado é que se torna possível manter todos os serviços e máquinas em pleno funcionamento, garantindo maior vida útil aos equipamentos e mais segurança para todo condomínio.

Um bom planejamento também possibilita criar um calendário de manutenção que organize todos os trabalhos a serem desenvolvidos.

Essa forma de organização permite que todos os moradores saibam com transparência quais os planos de mudança e manutenção dentro do condomínio, além de estruturar revisões e inspeções de forma periódica – o que denota cuidado e acompanhamento atento de todas as instalações.

2. Histórico de Manutenção

Construir um histórico com os dados da manutenção permite analisar a recorrência do conserto em determinado equipamento, ou ainda construir um acervo de instruções que auxilie em próximas manutenções.

Com essas informações é possível detectar possíveis falhas no manuseio de maquinário, permitindo organizar treinamentos que capacitem os responsáveis a utilizarem cada equipamento de forma correta – o que gera economia para o condomínio.

Também é recomendável criar um estoque voltado à manutenção preditiva dos equipamentos. Ter sempre à mão, quando necessário, peças de reposição e ferramentas permite ações rápidas, sem interferir na dinâmica e na logística no condomínio.

3. Análises termográficas em painéis elétricos, transformadores e linhas de transmissão

Trata-se de um tipo de manutenção preditiva realizada por meio de  termografia na rede de energia elétrica, envolvendo as linhas de transmissão, subestações, painéis elétricos e etc. Ela permite prevenir falhas e estender o bom desempenho dos sistemas, gerando redução dos gastos com manutenção corretiva e, ainda, redução no consumo de energia.

4. Medição de vibrações nas bombas de água

As bombas de água existentes em condomínios têm objetivos variados. Elas podem bombear os diferentes tipos de água – suja, limpa, água pluvial, etc. Sem elas, como corrigir drenar água em garagens subterrâneas – no caso de alagamentos – ou ajudar no tratamento da água de piscinas?

Há, ainda as bombas de incêndio, geralmente instaladas no topo do condomínio, elas cuidam da pressurização da tubulação dos hidrantes e devem funcionar de modo independente em relação à rede elétrica geral do prédio – garantindo que, em caso de incêndio, continue funcionado mesmo com o desligamento da energia geral do condomínio.

Além de garantir água de qualidade para o consumo, as bombas d’água ajudam no combate de incêndios.

5. Inspeções vibracionais e termográficas em geradores de energia

Como garantir que, em caso de falta de luz, os geradores estejam em pleno funcionamento? A resposta é uma só: efetuando regularmente a manutenção preditiva.

Com ela é possível atestar o bom funcionamento do equipamento, garantindo que componentes como bombas, filtros, bicos, motores e cabos estejam em plenas condições, evitando panes ou defeitos.

Se o equipamento estiver em  condições adequadas, evita-se transtornos e gera maior economia de energia – uma vez que todos os componentes do gerador estarão com bom desempenho.

A MMTec tem vasta experiência em diferentes técnicas de manutenção preditiva. São 14 anos de mercado ajudando empresas e condomínios a definirem prioridades, estratégias e soluções para manutenção de estruturas, sistemas e equipamentos. Veja mais!

Por isso, é fundamental estabelecer um plano de manutenção, um cronograma dessas ações e, acima de tudo, contar com profissionais especializados e um suporte eficaz para executar os trabalhos. Reformas e manutenções sempre exigem um esforço no orçamento.

Fale com os especialistas da MMTec e saiba mais sobre os serviços de manutenção relacionados aos condomínios.

Open

Solicite um Orçamento