Benefícios do sistema “lean” para a manutenção de máquinas

Se você acompanha nossas publicações aqui, já deve ter notado nosso compromisso de abordar os principais tipos de estratégias de manutenção e a real eficiência econômica disso para sua empresa. E uma das modalidades de manutenção de máquinas que melhor se encaixa nesse cenário envolve o sistema “lean” – acompanhe a seguir para saber mais.

O que é o sistema lean?

Sistema – ou manutenção – lean é um sistema de técnicas e atividades voltadas para a execução de uma operação de fabricação ou serviço. As técnicas e atividades podem diferir de acordo com a aplicação em questão, mas elas têm o mesmo princípio: a eliminação de todas as atividades que não agregam valor à operação, assim como possíveis resíduos do negócio.

Neste caso, o conceito de desperdício empregado no sistema lean refere-se ao uso de recursos e a qualquer atividade que não proporcionem valor – tanto para a empresa quanto para seus parceiros, fornecedores e especialmente para o cliente.

A manutenção lean permite que os profissionais responsáveis por sua aplicação identifiquem e eliminem o desperdício durante suas operações – não importando o setor – e, assim, aumentem a eficiência e produtividade no geral.

7 principais desperdícios na manutenção de máquinas que o sistema lean pode combater

  1. Superprodução: isso acontece quando algo é feito antes de ser realmente necessário, o que pode levar ao excesso de inventário;
  2. Tempo de espera: se refere ao tempo adicionado por uma operação em processo, aguardando o próximo estágio de produção – como o que ocorre em casos de manutenção de máquinas não-programada com antecedência;
  3. Transporte: o movimento desnecessário de qualquer elemento do processo de produção, desde as matérias-primas até as peças em processo de produção e os produtos acabados;
  4. Movimentação: considerado como qualquer movimento desnecessário feito pelas partes e elementos envolvidos no processo de produção que possam impactar o ciclo de vida útil de seu maquinário;
  5. Inventário: significa qualquer quantidade de produto que vá além do suporte a necessidades imediatas de produção ou de manutenção de máquinas;
  6. Defeitos: ocorrem quando há produção de material em não-conformidade com os padrões de qualidades determinados;
  7. Potencial humano desperdiçado: se refere a qualquer potencial humano não utilizado ou subutilizado. É comum nos casos de onde a empresa não possui um programa de manutenção preventiva e sofre com paralisações de linhas de produção.

Benefícios da aplicação do sistema lean na manutenção de máquinas

A adoção do sistema lean, especialmente dentro do setor de manutenção de máquinas e outras áreas industriais, tem claras vantagens:

  • Redução dos custos de execução;
  • Previsibilidade nos tempos de execução do projeto;
  • Menos defeitos e menos retrabalho;
  • Melhoria contínua;
  • Mais eficiência econômica para todas as partes envolvidas;
  • Integração real entre os agentes envolvidos.

Onde o sistema lean e a manutenção preditiva se encontram

Como você pode ver, o objetivo do sistema lean é remover as deficiências que causam defeitos ou tempo de inatividade, fazendo com que todos os envolvidos em uma linha de produção participem da manutenção.

Se uma equipe de manutenção de máquinas estiver empregando uma estratégia lean, certamente estará fazendo tudo o que é necessário para eliminar o desperdício, como manda uma estrutura enxuta e eficaz.

Você deve estar se perguntando então qual é o papel da manutenção preditiva dentro dessa estrutura de manutenção lean. Essencial, caso a sua empresa esteja buscando adotar totalmente a estratégia do conceito lean.

Adotar verdadeiramente uma mentalidade lean através da manutenção preditiva pode causar um impacto positivo em sua produção.

Contar com um time de especialistas em manutenção preditiva pode ajudar a eliminar o estoque em excesso, reduzir o tempo de inatividade e garantir que o tempo não seja desperdiçado em emergências de manutenção evitáveis.

Dessa forma, sua empresa garante ao máximo a redução do desperdício de produção, ampliando a eficiência econômica de suas operações como um todo.

Para receber mais dicas sobre manutenção de máquinas e economia eficaz, siga a MMtec nas redes sociais – clique nos ícones a seguir.

Open

Solicite um Orçamento