Diante de um mercado acirrado e altamente competitivo, a gestão de manutenção se torna tão importante quanto outras áreas produtivas da empresa. Isso porque é fundamental prezar pelo funcionamento correto dos conjuntos de máquinas vislumbrando os melhores resultados.

A gestão de manutenção envolve práticas como planejamento e controle, e é composta por atividades extremamente importantes como, por exemplo, a organização complexa de um banco de dados.

Além de construir um acervo amplo de informações sobre as máquinas, temos também o planejamento dos recursos de manutenção para o cumprimento das necessidades de todo o setor produtivo.

Manter os ativos da empresa funcionando corretamente exige atenção e muito trabalho. E isso envolve a identificação de falhas e o desenvolvimento de soluções aplicadas a um melhor funcionamento da produção.

Pode-se perceber que são muitas as atividades que envolvem o controle e o planejamento da manutenção dentro dos setores da empresa. Daí a necessidade de gerir todas essas demandas de forma organizada, contando, em muitos casos, com o suporte de plataformas automatizadas. A tecnologia, aqui, surge como uma grande aliada dos processos internos de gestão.

Os motivos para a gestão de manutenção nos maquinários

Técnicas de manutenção, sejam elas preditivas ou corretivas, têm como grande objetivo preservar e melhorar o funcionamento dos conjuntos de máquinas atuantes na empresa.

A gestão de manutenção deve ser prioridade dentro da empresa por diversos motivos. Abaixo, listaremos alguns benefícios que esse monitoramento atento pode trazer à rotina de produção da empresa Veja a seguir:

  • Vida útil dos equipamentos – aderir a uma rotina de gestão de manutenção possibilita que qualquer problema seja identificado e solucionado em um curto espaço de tempo. Essa manutenção eficaz proporciona o aumento da vida útil dos equipamentos e, consequentemente, proporciona ganhos à empresa em termos de produtividade;
  • Redução de falhas – com ações mais orquestradas em termos de manutenção, e uma rotina de inspeção preventiva, é possível reduzir, de forma representativa, o número de falhas na produção. Com as máquinas a pleno vapor, a empresa só tem a ganhar em termos de produtividade e faturamento, uma vez as atividades não são comprometidas por paradas repentinas ou eventuais falhas na produção.
  • Menos custos e acidentes – o monitoramento rotineiro da produção e a gestão de manutenção eficaz, acarretam redução dos custos e acidentes de trabalho. Aderir a uma rotina de manutenção evita orçamentos extensos para o conserto de uma máquina, já que a inspeção acontece mais frequentemente. Com as máquinas em pleno funcionamento, o risco de acidentes na manipulação dos equipamentos também diminui.

Mas, afinal, quem é encarregado pela gestão de manutenção?

O gestor de manutenção é o principal responsável por gerenciar e organizar todas as atividades de manutenção relativas ao funcionamento das máquinas, bem como instalação, reparação e reformas de maquinário em diversos setores da empresa.

Trata-se do principal responsável por cuidar da manutenção dos ativos da empresa, realizando consultorias técnicas para identificar problemas e desenvolver soluções focadas em diversos setores dentro da empresa.

É importante o profissional em questão ter um perfil analítico e observador, já que controles e planejamentos fazem parte da rotina de trabalho. Além disso, precisa desenvolver também habilidades em torno da gestão da equipe e relacionamento com clientes e fornecedores.

Suporte especializado para gestão de manutenção

Como é possível perceber, no decorrer do texto, a gestão de manutenção não é tarefa fácil. Por essa razão, contar com o suporte de empresas especializadas é um bom caminho para otimizar as rotinas de manutenção e fazer com que paradas na produção não prejudiquem os objetivos da empresa.

Além de prescindir de profissionais capacitados internamente, para uma gestão de manutenção correta dentro da empresa, é recomendável também o suporte de profissionais especializados nesta tarefa. A equipe da MMtec passa por treinamentos e atualizações constantes para aprimorar a atuação dentro de diversos segmentos e empresas.

Entre em contato com nossos especialistas e confira os benefícios de contratar uma empresa especializada na manutenção de maquinário.

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

Pin It on Pinterest