A manutenção preditiva não é importante só para a garantir a produtividade das empresas, mas também para criar um local de trabalho seguro para os colaboradores de uma empresa.

Zelar pelo  correto funcionamento do maquinário que utiliza, portanto, é muito importante para o operador que, além de manter a produtividade dentro do desejado pela empresa, evita acidentes que podem gerar desde pequenas lesões até graves ocorrências ou, em caso extremo, o óbito do colaborador.

É por isso que a segurança do trabalho nas fábricas é uma prioridade – e a manutenção preditiva pode ser fundamental neste processo. Leia este artigo e veja qual deve ser o papel de todo operador no bom funcionamento da máquina

A estreita ligação entre manutenção e segurança

A manutenção de um equipamento não costuma ser a primeira coisa que as pessoas associam à segurança no local de trabalho, mas há uma ligação direta entre equipamentos ineficazes e acidentes.

Máquinas que não são mantidas adequadamente podem levar a incêndios, choques, projéteis e operações imprevisíveis. Então quando a empresa não possui um plano de manutenção ou práticas de manutenção preditiva, estes riscos criam muitos perigos para a saúde de seus funcionários.

O papel dos colaboradores no processo de manutenção preditiva

O maior ativo de uma empresa não está em sua planta industrial ou em seus contratos comerciais – está em seu time de colaboradores.

Mesmo a melhor e mais eficiente máquina de uma indústria não será suficiente para garantir o sucesso de uma empresa se não houver um time de especialistas e profissionais como suporte.

São estes mesmos funcionários, usuários dos equipamentos, que estão mais aptos a identificar anormalidades em uma máquina e no seu funcionamento. Também são eles os mais capacitados para saber como agir para corrigir os problemas.

Com a chegada de novas tecnologias – como machine learning, big data e a Internet das Coisas – esse processo pode ficar cada vez mais fácil e intuitivo.

Máquinas e sistemas conectados têm o potencial de aumentar a produção e otimizar a eficiência em novos níveis. Mas o olhar de cada membro de sua equipe ainda faz toda a diferença – especialmente quando falamos de manutenção preditiva.

Como o colaborador pode ajudar a manter as máquinas em pleno funcionamento

O olhar atento do operário experiente e observador permite criar ações voltadas a uma melhor utilização e, como consequência, garantir uma maior vida útil às máquinas.  Assim, a empresa pode estabelecer rotinas como as que seguem.

  • Políticas de organização, limpeza e segurança: criar um programa de práticas seguras dentro do ambiente de trabalho, que privilegie a limpeza e a organização durante a jornada de trabalho. Isso ajuda o funcionário a manter o foco e consiga observar mais atentamente qualquer mudança no padrão de funcionamento dos equipamentos;
  • Registro de dados sobre funcionamento dos equipamentos: manter um controle sobre o funcionamento da máquina, paradas programadas, anormalidades no funcionamento e outros dados ajuda a entender os padrões e prevenir possíveis falhas mais graves;
  • Treinamento dos colaboradores focado na conservação dos equipamentos: promover uma agenda contínua de treinamentos sobre as melhores práticas de operação de cada máquina. Isso não só contribui para a manutenção, mas também pode ajudar na economia de insumos e recursos como água e eletricidade;
  • Canal direto com os operadores e responsáveis pelas máquinas: muitas vezes é a experiência de quem lida com cada equipamento no dia a dia que traz as melhores soluções em práticas de operacionalização e segurança. Mantenha um canal para ouvir as sugestões e soluções que estes funcionários podem oferecer para obter uma melhor utilização do maquinário;
  • Incentivo às melhorias: os gestores de fábrica devem procurar investir o tempo, o dinheiro e a energia poupados com o correto funcionamento do maquinário em atividades mais produtivas. Iniciativas que antes pareciam excessivamente ambiciosas ou mesmo impossíveis podem se transformar em verdadeiros motores potenciais de crescimento futuro para a empresa.

Contar com o empenho dos funcionários que operam a máquina no dia a dia é essencial para garantir a integridade dos equipamentos, mas contar com especialistas em manutenção preditiva facilita a identificação das falhas antes que elas se tornem catastróficas para a produtividade da empresa e para a segurança dos funcionários. Como resultado, as fábricas não sofrem interrupções dispendiosas e não programadas.

A manutenção preditiva é apenas uma das ações que podem garantir a produtividade e a segurança de sua empresa. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as soluções que a MMtec oferece!

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

 

Pin It on Pinterest