Tempo é dinheiro. Na indústria, essa máxima vale muito. O mercado de produtos e serviços criados através do segundo setor despertam alta concorrência para melhora da infraestrutura das cidades e da qualidade de vida das pessoas.

Os gargalos operacionais podem ser originados por diversos motivos e, quando não minimizados, acabam colocando toda a produção em risco. 

Gargalos podem ser caracterizados como qualquer obstáculo que interfira no ritmo produtivo de uma empresa. Esses problemas podem comprometer a entrega dos serviços, atrasar o planejamento de produção e prejudicar a lucratividade do negócio.

Qual a origem dos gargalos na manutenção?

Muitos fatores podem levar aos gargalos na manutenção, entre eles, destacamos:

1. Má gestão do estoque

No momento da manutenção das máquinas é imprescindível ter as peças necessárias à disposição no estoque – e de forma fácil de serem encontradas.

O primeiro passo é um gerenciamento eficaz dos itens em estoque. Nesse sentido, o uso de tecnologia é essencial, facilitando o controle das informações – quantidade de peças, quando e para que foram utilizadas, peças com defeitos, etc – e permitindo um gerenciamento eficaz.

Mas não basta ter os materiais disponíveis: é preciso que o local de armazenamento esteja sempre organizado, limpo e seguro para garantir a integridade de cada item do estoque.

2. Falta de rotina de manutenção

A falta de uma rotina de manutenção preditiva e a ausência de um planejamento prévio, podem causar muitas paradas na produção e atrasos na entrega – como dissemos acima, máquina parada é prejuízo na certa.

Um plano de manutenção bem estruturado, considerando as necessidades e características da organização, reduz drasticamente a interrupção da produção em virtude de defeitos em maquinários.

Também permite soluções mais rápidas e eficazes, quando a parada for inevitável.

3. Ausência de Treinamento

Além da falta de rotina de manutenção, a ausência de treinamento representa um fator que compromete não só o ritmo do trabalho como o próprio uso dos equipamentos. É fato que  equipamentos utilizados de forma inadequada têm maior chance de quebra e, por sua vez, de parada na linha de produção.

Ter um bom programa de treinamento, portanto, faz toda a diferença para o pleno funcionamento das máquinas e envolve reciclagem, treinamentos técnicos referentes aos ativos ou novas tecnologias, participação em eventos para conhecer novidades, etc.

Como evitar os gargalos operacionais?

É tudo uma questão de seguir boas práticas em termos de planejamento e de produção. Dessa forma, é tarefa do gestor de manutenção ficar responsável pela administração e da gestão de parada das máquinas.

Abaixo, vamos fazer uma listagem com algumas dicas que podem ajudar a minimizar o prejuízo que eventuais gargalos operacionais podem trazer à rotina produtiva. Veja a seguir:

  • Invista no planejamento – trata-se da etapa fundamental que vai nortear os prazos, limites, orçamento e prestadores de serviços vinculados a uma tarefa de manutenção;
  • Registre as paradas – além do planejamento prévio, fazer um controle periódico nos momentos de inspeção é fundamental. Só assim se torna possível registrar todas as paradas e os motivos pelos quais a produção foi interrompida – e aprender com elas;
  • Inspeção rotineira – aderir a uma rotina de inspeção é ideal para sempre monitorar a capacidade das máquinas e prevenir eventuais paradas que possam prejudicar a produção;
  • Treinamento e qualificação – sejam de funcionários ou colaboradores, o treinamento e a capacitação são aspectos essenciais que se deve cuidar para garantir a longevidade dos equipamentos e uma maior produtividade no dia a dia da empresa.

Um bom planejamento voltado à manutenção preditiva é capaz de minimizar obstáculos que possam prejudicar a produção, evitando gargalos e mantendo os equipamentos em funcionamento. Mas tudo parte de tratar a manutenção preditiva como um investimento e não uma oneração.

Além disso, é essencial contar com suporte especializado e de confiança para cuidar do seu maquinário, como o oferecido pelo time de especialistas da MMTec – há 16 anos oferecendo soluções tecnológicas que visam a melhoria dos processos industriais e o aumento das rotinas de manutenção preventiva.

Aproveite para realizar uma pré-avaliação gratuita dos seus equipamentos aqui.

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento