A popularidade da medição de espessuras com ultrassom para gerentes de manutenção e confiabilidade é atribuída à facilidade de uso, versatilidade e baixo custo de implementação. Uma vez considerada uma companheira essencial para as tecnologias preditivas básicas, como análise de vibração e termografia, o surgimento de programas autônomos de inspeção de ultrassom tem ganhado força no ambiente industrial.

A medição de espessuras envolve o uso de um detector de emissões acústicas ultrassônicas para detectar desgaste em tubulações tanques ou estruturas metálicas. Esta sofisticada tecnologia de detecção é usada para identificar problemas que podem causar perda de qualidade no trabalho.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como a medição de espessuras funciona e quais os benefícios de investir nessa análise preditiva, continue lendo e veja como ela pode te ajudar a identificar falhas!

Como a medição de espessuras funciona

Os instrumentos de medição de espessuras por ultrassom sempre foram considerados fáceis de usar. Ser pintado desta forma deixou os consumidores com a impressão de que a facilidade de utilização era equivalente à falta de sofisticação. Nada poderia estar mais longe da verdade para a nova geração de instrumentos.

O processo de medição de espessuras por ultrassom funciona medindo precisamente quanto tempo leva para um pulso de som gerado por uma pequena sonda chamada transdutor ultrassônico passar por uma peça de teste e refletir de volta a partir da sua superfície interna. A partir desta medição, a espessura do corpo de prova é calculada e exibida em uma tela digital.

A portabilidade do equipamento de teste permite a inspeção no local e os resultados são instantâneos. Se um problema foi detectado pela técnica, métodos adicionais de testes não destrutivos podem ser usados ​​para investigar as descobertas.

Benefícios da medição de espessuras

A análise ultrassônica oferece benefícios para todas as áreas do processo de fabricação. A maioria das falhas na em máquinas e equipamentos podem ser descobertas cedo, tornando-as questões tratáveis ​​em vez de problemas graves de tempo de inatividade.

A vibração excessiva e os aumentos de temperatura são indicadores de falhas mecânicas no horizonte, mas também aprendemos que mudanças microscópicas nas forças de fricção, detectáveis ​​cedo com ultrassom, proporcionam uma maior janela de oportunidade para a manutenção agendada.

Quando você detecta problemas com antecedência, você ganha a capacidade de limitar o tempo de inatividade e o custo geral de manutenção. Isso reduz os custos gerais com manutenção de equipamentos e permite evitar perdas no processo produtivo com paradas não programadas.

Aplicações da medição de espessuras

A medição de espessura é essencial em muitos setores para monitorar corrosão, erosão e danos. Ela pode ser aplicada a uma ampla gama de estruturas e componentes que inclui cascos de navios, tubulações, vasos de pressão e aço estrutural.

A detecção de perda de metal causada por corrosão, erosão ou danos é vital para garantir a segurança e a operação contínuas da estrutura inspecionada. Também pode ajudar a determinar se é necessário reparar ou substituir a estrutura. Os dados de medição de espessura por ultrassom fornecem as informações necessárias para determinar se o item tem a espessura de metal adequada para a qual foi projetado.

Com a ajuda de especialista em análise preditiva como a MMTec, você poderá usar detectores ultrassônicos para reconhecer tais mudanças de frequência e identificar condições que podem levar a falhas se não forem corrigidas. Combinada com a análise de vibração, a medição de espessuras da MMTec pode fornecer uma avaliação abrangente da condição do seu equipamento que facilite ações corretivas eficientes e efetivas.

Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar sua empresa!

QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO 

Pin It on Pinterest