O alinhamento adequado dos eixos é essencial para a eficiência operacional das máquinas rotativas. Os eixos corretamente alinhados garantem uma transmissão de potência suave e uniforme do motor para os componentes acionados.

Embora haja uma variedade de ferramentas e métodos de alinhamento de eixo para escolher — incluindo medidores de régua, calibradores ou relógios comparadores — os atuais sistemas de alinhamento de máquinas a laser oferecem vantagens significativas em relação a esses métodos tradicionais.

E para te mostrar o porquê vale a pena investir no alinhamento de máquinas, abaixo explicamos como funciona e as vantagens do alinhamento a laser!

Como funcionam os sistemas de alinhamento de máquinas a laser?

Sistemas de alinhamento de máquinas a laser são rápidos e precisos, e se tornaram a ferramenta preferencial para muitas aplicações industriais. Há uma variedade de sistemas de alinhamento a laser disponíveis em vários fornecedores, mas os componentes básicos e a metodologia de alinhamento são os mesmos.

Os sistemas a laser normalmente consistem em dois sensores (emissores / receptores de laser), hastes, suportes, correntes e uma unidade de exibição. Atualmente, a maioria dos sistemas tem o Bluetooth Wireless embutido ou a capacidade de se conectar diretamente através de um aplicativo para download em um tablet ou smartphone.

Esses sistemas de alinhamento de máquinas podem ser modificados com correntes estendidas para eixos de maior diâmetro e hastes mais longas para alinhar eixos com acoplamentos maiores ou para evitar trajetos a laser obstruídos.

Antes de os sensores serem montados, uma verificação de pré-alinhamento deve ser concluída. O pré-alinhamento inclui a execução de um alinhamento aproximado, eliminando o pé manco, apertando os parafusos e fazendo uma verificação suave final.

Uma vez concluída a verificação de pré-alinhamento, os sensores são montados nos eixos estacionário e móvel ou nos cubos de acoplamento, e os feixes de lasers são ligados. O operador será então solicitado a executar uma série predeterminada de etapas, que inclui inserir as dimensões especificadas e selecionar as tolerâncias necessárias com base nas opções predefinidas ou na personalização das especificações de tolerância do cliente.

Em seguida, o operador fará leituras de alinhamento usando uma varredura mínima de 180° (sugerida para melhores resultados). Esses sistemas medem a uma alta taxa de velocidade e detectam variações de alinhamento em mícrons, com resultados exibidos imediatamente para o 0,0001 mais próximo. Depois que os dados iniciais são coletados, a unidade solicitará ao operador as etapas necessárias para corrigir o desalinhamento horizontal e vertical.

Vantagens do alinhamento de máquinas a laser

O alinhamento de máquinas a laser é o método mais rápido e mais apurado para realizar esse procedimento. Além disso, ele inclui as seguintes vantagens:

  • Altamente portátil e confiável: o alinhamento a laser é aplicável na maioria dos ambientes industriais;
  • Reúne dados de medição com rapidez e precisão: os sistemas de alinhamento de máquinas a laser possuem software on board para calcular valores extremamente precisos;
  • Procedimento de alinhamento simples: as ferramentas a laser são giradas em várias posições em torno dos centros de rotação dos eixos. Esse processo permite que o laser meça apenas os centros de rotação e não seja afetado pela excentricidade do eixo ou do acoplamento;
  • Redução do erro humano: os sistemas a laser calculam todas as equações matemáticas para calços e correções;
  • Dados exibidos em tempo real: permitindo monitorar os centros rotativos do eixo durante o processo de movimentação, levando em consideração movimentos intencionais e não intencionais, permitindo ao alinhador monitorar o movimento total e saber quando parar;
  • Registro de dados históricos: especificações do cliente e dados de alinhamento podem ser armazenados para fins de manutenção futura.

Você tem muito a ganhar em termos de tempo e dinheiro tendo seus equipamentos alinhados às tolerâncias corretas. Um investimento em um programa de manutenção corretiva com alinhamento de máquinas a laser, como oferecido pela MMTec, se paga rapidamente por meio de custos mais baixos para peças de reposição, menos tempo de inatividade e contas de eletricidade menores.

Aproveite e faça nossa pré-avaliação dos seus equipamentos e receba indicações de melhorias básica para suas máquinas!

UM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE MERECE MUITAS INFORMAÇÕES, POR ISSO SUGERIMOS A LEITURA DE NOSSO E-BOOK IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS – CASES DE SUCESSO PARA FICAR POR DENTRO DOS POSSÍVEIS PROBLEMAS QUE O CONJUNTO DE MÁQUINAS DA SUA EMPRESA ESTÁ SUJEITO.serie-identificacao-de-falhas

Pin It on Pinterest