Se sua empresa usa máquinas rotativas como parte de suas operações, você precisa estar ciente da vibração. Vibrações excessivas podem causar altos níveis de ruído, bem como reduzir significativamente a vida útil dos rolamentos e outros componentes, se o problema for deixado por muito tempo.

Portanto, é importante tomar medidas para remover as causas da vibração e evitar os possíveis danos que ela pode causar. Uma dessas medidas é investir na análise de vibração — teste de manutenção preditiva que busca identificar o nível de vibrações do equipamento antes que causem problemas mais graves.

Além disso, é importante ter um programa de manutenção corretiva no lugar que realize o balanceamento regular dos equipamentos de tempos em tempos.

Para te explicar melhor a importância desse procedimento, abaixo detalhamos os danos causados pela não realização do balanceamento e também explicamos como ele é realizado! Acompanhe conosco:

Por que balancear suas máquinas?

O balanceamento é um procedimento de manutenção corretiva no qual a distribuição de massa de um rotor é avaliada e, se necessário, ajustada via adição ou subtração de peso para garantir que a vibração e/ou forças nos rolamentos estejam dentro dos limites especificados.

A vibração é um movimento mecânico em que um objeto oscila em torno de um ponto de equilíbrio. Geralmente produz som indesejado e desperdiça energia. Quando em excesso em equipamentos rotativos pode reduzir significativamente a vida útil do mesmo e dos rolamentos.

Em resumo, máquinas com peças rotativas precisam ser continuamente balanceadas para:

  • Aumentar a qualidade da operação;
  • Reduzir a vibração causada por atrito;
  • Reduzir o ruído do motor;
  • Reduzir as tensões causadas por fadiga;
  • Aumentar a vida útil dos rolamentos;
  • Minimizar a perda de energia;
  • Melhorar o consumo de combustível ou óleo.

Como o balanceamento é realizado?

Existem dois métodos principais de balanceamento na manutenção corretiva, o estático e o rotativo.

  • Estático: esta é a forma mais simples de balanceamento estático que envolve um rotor montado com seu eixo em um plano horizontal. O rotor pode girar em torno do eixo. Se houver desvios da massa central, ele girará. Para corrigir, pode ser adicionado ou removido peso do rotor até que não haja mais nenhum desvio;
  • Rotativo: uma máquina de balanceamento eletrônico é normalmente usada para fazer um balanceamento dinâmico. Esta máquina terá um mandril horizontal que pode medir a quantidade de desequilíbrio e sua localização por meio de dois planos separados axialmente. Basicamente, a correção é feita ajustando a distribuição de toda a massa do rotor e mudando-o de um estado desequilibrado para um estado equilibrado ao redor do centro de rotação.

Não é preciso dizer que o método rotativo, com o auxílio de equipamentos eletrônicos, permite maior precisão na tarefa de balanceamento. Contudo, é interessante contar com um parceiro especialista nesse procedimento que possua as ferramentas corretas para realizá-lo.

A manutenção corretiva tem suas vantagens?

Você pode se perguntar: mas não seria melhor corrigir os problemas antes que eles ocorram? E realmente, na maioria dos casos, investir em análises de manutenção preditiva, conforme falamos, pode reduzir custos gerais com reparos na sua indústria.

Contudo, algumas falhas e procedimentos de manutenção corretiva para repará-las são simples e não possuem grande impacto no seu programa de manutenção como um todo.

Por exemplo, você espera até que as lâmpadas de um ambiente queimem ou troca elas antes que isso ocorra? A primeira opção, certo? Isso porque o impacto de uma lâmpada queimada e o custo da sua troca não é alto, bem como realizar o balanceamento de tempos em tempos das suas máquinas.

Nesse caso, a manutenção corretiva pode ser vantajosa e não deve ser descartada da sua estratégia. A MMTec é especialista em manutenção e pode te ajudar a garantir o funcionamento dos seus equipamentos críticos e aumentar a vida útil dos seus ativos.

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

Pin It on Pinterest