Vivemos hoje a era da Indústria 4.0, que tem tornado a manutenção de equipamentos um processo mais assertivo e eficaz.

Para alcançar esses benefícios, no entanto, é preciso ter três cuidados essenciais:

  • Contar com um cronograma efetivo de manutenção preditiva;
  • Ter o suporte de uma equipe especializada;
  • Elaborar relatórios de previsão precisos – eles vão ajudar a determinar a estratégia mais acertada para garantir uma maior vida útil ao maquinário de sua empresa.

Para ajudar você a determinar como a manutenção de equipamentos pode oferecer os maiores benefícios e transformar os custos operacionais da sua fábrica, vamos abordar o modelo de manutenção preditiva, que possibilita os melhores resultados.

O que é a manutenção preditiva?

Este tipo de manutenção de equipamentos se baseia em uma estratégia proativa, que busca prever quando e como um equipamento pode falhar, para que o reparo possa ser executado antes que o problema aconteça.

Estas previsões baseiam-se na condição do equipamento, que é avaliado com base nos dados recolhidos através do uso de vários sensores e técnicas de monitorização de condições.

Como qualquer outra estratégia de manutenção periódica ou cumulativa, a manutenção preditiva visa:

  • Minimizar o número de paradas inesperadas e maximizar o tempo de atividade dos ativos, melhorando a confiabilidade do maquinário;
  • Trazer mais eficiência econômica para os custos operacionais, otimizando o tempo que sua empresa emprega no trabalho de manutenção de equipamentos. Em outras palavras, este processo ajuda a fazer reparos apenas quando necessário, eliminando quase que completamente os desperdícios de tempo e dinheiro em manutenção excessiva;
  • Ampliar sua lucratividade reduzindo os custos de manutenção a longo prazo e maximizando as horas de produção.

Caso você esteja se perguntando como este processo se difere da manutenção preventiva. A resposta está nas grandes diferenças operacionais: a manutenção preditiva torna todo o processo mais eficiente – a um custo mais competitivo.

Importância da manutenção preditiva

A manutenção de equipamentos realizada de forma preditiva permite que os sensores usados no processo possam coletar dados relevantes em tempo real sobre a condição do maquinário.

Através destas informações, a equipe de especialistas produz o relatório de previsão, que pode ser acessado a qualquer momento. Os dados do sensor podem ser usados para prever e determinar qual é o melhor momento para sua empresa realizar a manutenção periódica ou cumulativa.

Para minimizar a interrupção, a maior parte do processo pode ser realizada enquanto o equipamento está em operação. Também é possível programar as paradas necessárias, reduzindo o impacto na linha de produção e garantindo um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

Mesmo assim, muitos empresários ainda preferem arriscar a investir em um cronograma eficaz de manutenção de equipamentos.

O grande ponto é que equipar sua planta requer um investimento inicial que pode ser bastante alto – e deixar a manutenção em segundo plano pode trazer custos inesperados, reduzir a vida útil dos equipamentos e prejudicar o ROI de seus investimentos. Entenda melhor essa relação no tópico a seguir.

O ROI da manutenção preditiva

Um estudo realizado pelo Departamento de Energia dos EUA apontou que um programa de manutenção preditiva bem orquestrado ajuda a eliminar as falhas catastróficas de equipamentos.

Se comparado a um programa de manutenção preventiva, a economia de custos deste tipo de manutenção de equipamentos pode ser de 8% a 12% maior; e comparado a um programa de manutenção corretiva, a economia pode chegar em 30 a 40%.

Outros números apontados no estudo incluem:

  • Retorno sobre o investimento: 10 vezes;
  • Redução nos custos de manutenção: 25% a 30%;
  • Eliminação de avarias: 70% a 75%;
  • Redução no tempo de inatividade: 35% a 45%;
  • Aumento na produção: 20% a 25%.

Se estes números não são argumento suficiente para sua empresa adotar desde já um programa de manutenção preditiva, temos ainda alguns outros benefícios – então siga na leitura.

Vantagens da manutenção preditiva

Como você viu no tópico anterior, as vantagens que sua empresa passa a contar quando aposta neste tipo de manutenção periódica ou cumulativa são bastante expressivas sob a perspectiva de redução de custos.

Outros benefícios incluem ainda:

  • Redução do tempo de inatividade planejado;
  • Ampliação da vida útil do equipamento;
  • Otimização a produtividade dos funcionários e da linha de produção;
  • Mais controle do orçamento;
  • Aumento da receita.

É importante que sua equipe interna seja treinada não só para operar o equipamento, mas também na observação do desempenho no dia a dia. Mas como manter uma equipe especializada em manutenção preditiva pode ter um custo alto – por conta do treinamento mais complexo e investimento em ferramentas e sistemas de manutenção, muitas empresas estão optando por uma solução terceirizada em manutenção de equipamentos.

Contar com parceiros de ponta no setor, como a MMtec, ajuda sua empresa a manter os equipamentos em dia e ainda contar com relatórios que ajudam na previsão/planejamento da manutenção.

Descubra hoje mesmo se é hora de realizar uma manutenção de equipamentos em sua empresa com ajuda do Simulador MMtec: acesse o checklist gratuitamente.

Open

Solicite um Orçamento