Ainda que a tecnologia tenha se disseminado, em diversos graus, por nossa sociedade, a atividade humana ainda é fundamental para coordenar o melhor uso dessas máquinas.

No ramo industrial, por exemplo, a manutenção de equipamentos requer experiência e conhecimento. Somente profissionais competentes poderão implantar uma gestão de manutenção eficaz, envolvendo a avaliação das máquinas e correção de eventuais problemas.

Contar com profissionais competentes é o melhor caminho para aumentar a chance de sucesso das operações industriais e, por isso, abordamos o assunto neste post.

Manutenção preditiva para o aumento da vida útil dos equipamentos

Estratégias de manutenção preditiva, focadas na prevenção de eventuais problemas são fundamentais na intenção de preservar a vida útil dos equipamentos, evitando prejuízos não só à produtividade da equipe, como gastos e despesas extra orçamento para a correção.

Neste caso, a avaliação de um profissional especializado se mostra fundamental na intenção de apontar aquilo que realmente precisa de troca e aquilo que pode ser reparado. É personagem fundamental para equilibrar o custo de manutenção dentro das empresas.

Estabelecer rotinas de inspeção, por exemplo, é uma das ações que compete aos gestores de manutenção. Com isso, é possível antever os problemas antes que as paradas na linha de produção aconteçam e prejudiquem os resultados almejados pela empresa.

Contando com o profissional ideal

Gerir uma equipe, montar um time de manutenção e realizar análise de riscos requer uma série de requisitos.

O profissional deve ter discernimento para reconhecer problemas, pensar estrategicamente na busca por soluções, atuar de forma preventiva e transferir e compartilhar conhecimentos. Precisa ser proativo na comunicação com seu grupo de trabalho.

Além da forma com que interage com outras pessoas, é fundamental destacar o espírito inovador, empreendedor e criativo que deve ser inerente a qualquer gestor de manutenção.

É necessário que o profissional seja técnico o suficiente para planejar e efetuar os devidos reparos, e tenha autonomia para contribuir com o grupo. Além de acompanhar e, muitas vezes, fazer a manutenção, é preciso que o profissional encarregado possa orientar outros profissionais que operam as máquinas.

Notamos que uma manutenção de qualidade requer profissionais altamente capacitados e atualizados, o que, somado à evolução da tecnologia utilizada, pode elevar os custos dos cuidados com os equipamentos industriais.

Além disso, o cuidado e o conserto desses equipamentos se torna ainda mais complexo. Por essa razão, contratar mão de obra especializada pode ser a solução – e o investimento – mais adequado.

Ao contar com profissionais capacitados, é possível:

  • Prezar pela vida útil das máquinas, antecipando possíveis paradas através de estratégias de manutenção preditiva;
  • Diminuir o tempo de inatividade da linha de produção diante de um serviço dinâmico e eficaz;
  • Planejar a manutenção das máquinas, prevenindo trocas inesperadas;
  • Reduzir custos com manutenções de emergência ou indesejadas.

Na hora de escolher por uma equipe especializada em manutenção, atente-se com relação à capacitação e ao grau de atualização dos profissionais. Afinal, estar antenado as principais tendências e métodos é fundamental para fazer bons negócios nesse novo ecossistema produtivo.

Entre em contato com os especialistas da MMTec, conheça nossos serviços e faça um orçamento.

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento