A manutenção preditiva envolve uma diversidade de práticas que visam minimizar a deterioração e o desgaste das máquinas.

É neste contexto que a análise ODS (Operating Deflection Shape) traz uma nova forma de mensurar a vibração dos equipamentos e, desta forma, ajuda a prevenir os sistemas de eventuais prejuízos que possam afetar a produção.

Dependendo do nível, uma falha no maquinário pode resultar na parada de produção por horas ou dias, o que pode significar grande prejuízo ao orçamento da empresa.

Quando não travam completamente o funcionamento, eventuais prejuízos nas máquinas podem acarretar na demora do ritmo da produção, o que também acaba indo contra os principais objetivos da empresa, que visa sempre pela qualidade e maior produtividade.

Detectar as deflexões, ou o excesso de vibrações, das máquinas é fundamental para preservar a vida útil do equipamento. A análise de vibração, inclusive, é um dos principais métodos que envolve a manutenção preditiva.

Uma análise atenta é capaz de localizar a origem da vibração, a frequência dessa atividade e determinar qual a melhor ação para intervir no sistema evitando o desgaste. É a melhor forma de saber o que está acontecendo com o equipamento sem desmontá-lo.

Quais problemas podem ser evitados com manutenção preditiva a partir da análise de vibrações?

Entre as várias anomalias que podem ser detectadas a partir da análise de vibração, estão:

  • Desbalanceamentos e desalinhamentos;
  • Folgas estruturais;
  • Folgas internas;
  • Problemas em engrenagens e rolamentos;
  • Correias;
  • Cavitação;
  • Eixo Empenado;
  • Falhas de lubrificação;
  • Ressonância estrutural;
  • Problemas elétricos

O controle das vibrações passa a acontecer a partir de três procedimentos distintos: eliminação das fontes (alinhamento, balanceamento, eliminação de folgas); isolamento das partes (a partir de um meio elástico, amortecedor, isola-se as partes para evitar a transmissão das vibrações);  e atenuação da resposta (o que provoca mudanças na estrutura).

Mas como iniciar a análise de vibração?

Tudo começa a partir de um estudo e um planejamento prévio. Em um primeiro momento, devem ser definidos quais equipamentos e máquinas serão monitorados. Em seguida, realiza-se um cadastramento de cada máquina, caso a caso, para facilitar a ação.

A rota para a coleta de dados é o terceiro passo a ser dado. A partir do acompanhamento dos dados, é elaborado um relatório com as condições das máquinas e equipamentos, todos os tipos de defeitos encontrados e recomendações de como solucionar os problemas. É isso que vai nortear todas as ações.

A técnica de análise de vibrações conhecida com o ODS é capaz de estudar o comportamento defletivo das máquinas a partir de esboços e animações em 3D. Com esses moldes em mãos, fica mais simples analisar e identificar as possíveis defasagens do sistema.

Ao formar o esqueleto em 3D, torna-se mais fácil simular e avaliar os níveis de vibração. Deve-se perceber se a vibração é linear ou não. Caso a vibração tenha sua frequência alterada a cada instante, a análise ODS encontra o ambiente perfeito para ser utilizada.

O fato da tecnologia ODS envolver modelagem 3D aumenta os custos. Por isso, a melhor maneira de identificar se a ODS é a melhor opção é analisar questões como o valor da máquina, os custos e prejuízos por conta do tempo de parada e o valor da manutenção da tecnologia.

Lembre-se: ao investir em uma nova solução de prevenção de danos, é importante enxergar o valor como grande investimento e não como um custo que pode onerar o orçamento corporativo.

Existem diversas técnicas de manutenção preditiva no mercado, a ODS é apenas uma delas. Não deixe de consultar empresas especializadas para conseguir o diagnóstico correto para o seu problema. Assim, você otimiza investimento e tempo no conserto.

A MMTec está no mercado há mais de uma década oferecendo soluções de manutenção preditiva para diversos casos, incluindo a aplicação de análise ODS.

Fique por dentro do nosso blog para acompanhar as principais novidades sobre métodos de manutenção preditiva para a sua empresa.

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

Pin It on Pinterest