Sendo um dos recursos fundamentais da manutenção preditiva, a análise de vibração faz medições periódicas e contínuas das vibrações das máquinas, a fim de evitar paradas inesperadas e descartando a substituição de peças desnecessárias, identificando o momento exato de sua troca.

Com isso, há maior confiança nas instalações e uso dos equipamentos, além de prever o momento ideal para seu desligamento, resultando também na redução de gastos desnecessários.

Sendo uma técnica bastante sofisticada nos dias de hoje, a detecção se dá pelo fato de que todas as máquinas produzem vibrações que a longo prazo leva a um processo de deterioração.

Esses sinais vibratórios geram uma frequência, e a análise pode captar qualquer alteração no fluxo contínuo de vibração, e por isso, prever quando haverá uma anormalidade na máquina.

Para isso, há coletores analisadores de dados digitais e programas de gerenciamento que ampliam de forma considerável o controle das máquinas.

Fases de implantação

A análise de vibração passa por diversas fases até o momento final, se iniciando na definição dos equipamentos a serem monitorados, e avaliando qual o melhor ponto estratégico dela. Logo em seguida, é feito um cadastramento de cada máquina e são definidos os níveis de alarme, faixas de medição, parâmetros e frequência da coleta de dados.

Depois é definida uma rota para coletar dados de acordo com as máquinas para depois realizar um acompanhamento dos dados das coletas, que resulta em um relatório que mostra as condições das máquinas e equipamentos, mostrando algumas recomendações de como solucionar eventuais problemas.

A coleta dos dados é feita por um acelerômetro ligado a um coletor, sendo que estes são passados para um computador para serem analisados através do espectro de frequências. Por fim, é elaborado um plano de ação.

Quais os instrumentos utilizados para fazer a análise de vibração?

  1. Medidor de vibração de nível global (sem filtro): Este é capaz de medir o valor global da vibração em pico ou rms, exibindo uma grande faixa de frequência.
  2. Medidor de vibração com análise de frequência (com filtro): Este mede o nível de vibração global refletindo o nível de vibração dos componentes de frequência dominantes do espectro, ou seja, são os componentes mais importantes que são monitorados por esta técnica.
  3. Analisadores de frequência: Indicado para os casos onde a largura do filtro é muito estreita, esta técnica utiliza um sistema que executa a transformada de Fourier do sinal, que basicamente transforma um sinal randônico em uma série de fourier equivalente, o Espectro de Frequência.

Por que essa análise é tão importante?

Entre as vantagens da análise de vibração como método de manutenção preditiva está na detecção de futuras falhas como:

  • Rolamentos deteriorados;
  • Defeitos nas engrenagens;
  • Acoplamentos desalinhados;
  • Rotores desbalanceados;
  • Eixos deformados;
  • Folgas estruturais
  • Folgas internas
  • Correias
  • Cavitação
  • Eixos empenados
  • Falha na lubrificação
  • Ressonância Estrutural
  • Problemas aerodinâmicos ou hidráulicos;

Por outro lado, aqueles que não optarem pela manutenção preditiva através da análise de vibração, correm altos riscos de acidentes, quebras inesperadas das máquinas que resultam em uma parada repentina de produção, aumento do custo de manutenção, perda de energia, fadiga estrutural, desconexão de partes, ambiente de trabalho inadequado, e baixa qualidade dos produtos.

Tudo isso como consequência de vibrações exageradas que poderiam ser evitadas caso fossem analisadas anteriormente.

Como dito anteriormente, a análise de vibração garante mais confiança nas instalações, e prevê o momento ideal para o desligamento dos equipamentos antes de um problema irreversível.

Além disso, ele aumenta a disponibilidade dos equipamentos, aumenta também a eficiência das intervenções, diminui- estoques associados, aumenta a eficiência de reparos, elimina problemas e amplia a disponibilidade das máquinas.

Tudo isso resulta em um excelente custo-benefício, já que há estudos que concluem que a manutenção preditiva aumenta a produtividade em até 30%, e os lucros em até 60%.

O que fazer quando é detectado alguma irregularidade?

O controle da vibração pode ser conseguido de três modos diferentes:

  1. Eliminação das fontes: balanceamentos, alinhamentos, trocas de peças defeituosas, eliminação de folgas, etc;
  2. Isolamento das partes: instalação de um meio elástico amortecedor que reduz a transmissão da vibração a níveis toleráveis;
  3. Atenuação da resposta: alteração da estrutura como reforços, massas auxiliares, mudanças de frequência natural, etc.

 

Baixe aqui nosso e-book Guia sobre Manutenção Preditiva

 

Como escolher o Fornecedor certo para sua Manutencao Preditiva

Open

Solicite um Orçamento