Ganhar escalabilidade em termos produtivos e encolher cada vez mais o orçamento são premissas para as empresas que querem um lugar de destaque, independentemente do ramo de atuação. Para atingir um funcionamento pleno e de forma orquestrada dos serviços, faz-se necessário um planejamento prévio e uma manutenção intensa para que a produção transcorra da melhor forma possível. Neste contexto, a Manutenção Preditiva é mais simples e fácil do que parece.

Com a ampliação do uso das tecnologias na indústria, novas possibilidades de controle surgiram para garantir o monitoramento preciso da produção e a boa condição dos equipamentos. Aí se encaixa a Manutenção Preditiva: uma rotina de manutenção on-line capaz de monitorar a atividade das máquinas em tempo real, programando com antecedência eventuais retiradas para serviços de manutenção necessários.

A maior precisão em comparação aos outros métodos tradicionais fez da Manutenção Preditiva uma tendência para empresas e indústrias que desejam ganhar em produtividade e ter a chance de reduzir custos com manutenção.

Manutenção Preditiva vs. Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva, como o próprio nome já dá a entender, trata-se de métodos para prevenir qualquer problema relacionado a atividade dos equipamentos e a produção. Para manter tudo em funcionamento, faz-se necessária a execução de um cronograma de inspeção e substituição – ou conserto – dos materiais para manter tudo regulado.

Apesar das inspeções previamente agendadas e do cumprimento de um cronograma, o imponderável pode acontecer: quando existe um problema grave, pode ser difícil precisar o tempo de parada de um eventual equipamento, o que impacta diretamente a produção e a produtividade da empresa como um todo.

Já na Manutenção Preditiva, com base na comunicação em nuvem, é possível manter todos os equipamentos funcionando de forma monitorada em tempo real. Desta forma, cai a necessidade de se ter um profissional inspecionando a produção periodicamente a fim de detectar problemas, já que esses serão acusados no software de manutenção utilizado.

Técnicas e Vantagens da Manutenção Preditiva

Existem diversas técnicas de Manutenção Preditiva, mas todas se pautam por uma única premissa: não serem destrutivas com relação ao material analisado. São elas: análise de vibração, medição de espessuras via ultrassom, inspeção visual para análise de trincas e termografia.

A partir da adoção desses métodos, é possível estimar a vida útil de determinado equipamento, sabendo o melhor uso a se fazer para alcançar o máximo de produtividade sem prejudicar o funcionamento. As técnicas de Manutenção Preditiva vêm expandindo significativamente no mercado por conta da facilidade de uso e instalação. Apesar do alto investimento, trata-se de uma aposta certeira visando a redução de custos e aumento da produtividade da empresa.

Veja as principais vantagens de se adotar a Manutenção Preditiva:

  • A necessidade dos serviços de manutenção é antecipada pelo monitoramento rigoroso do estado dos equipamentos;
  • A tarefa de desmontagem da máquina passa a ser mais calculada, o que evita mão de obra desnecessária;
  • A vida útil do material passa a ter um melhor aproveitamento;
  • A partir de um melhor planejamento, eliminam-se as paradas de emergência que afetam negativamente a produção

As falhas dos sistemas auxiliares

É difícil precisar as falhas mais comuns que podem acontecer no sistema produtivo de uma empresa por conta das inúmeras variáveis que podem causar o mau funcionamento de um equipamento. Armazenamento incorreto e formas de uso equivocadas podem influenciar de forma negativa na conservação do aparelho.

Dependendo do equipamento, e do tipo de falha apresentada, é possível agir na troca ou conserto sem a necessidade de um alto investimento. São casos como problemas nos sistemas de ventilação ou de bombeio hidráulico das máquinas. Contudo, a manutenção pode ter o custo aumentado em razão do tempo de inatividade do equipamento que, como dito acima, prejudica toda uma cadeia produtiva.

Por essa razão, é recomendada a listagem de todas as falhas encontradas nos equipamentos e o contato com o suporte técnico de forma agendada, a tempo para que não aconteçam paralisações de emergência.

Com 15 anos de experiência de mercado, a MMTEC oferece serviços de Manutenção Preditiva focando na melhoria de projetos industriais. Nunca é tarde para começar! Conheça nosso site e aproveite para fazer um checklist sobre o estado atual dos equipamentos da sua empresa.

Open

Solicite um Orçamento