Estratégia e planejamento são questões fundamentais na organização de qualquer empresa. Em se tratando do setor industrial, documentar, planejar e problematizar cenários é fundamental para estabelecer boas rotinas de manutenção, preservar o potencial das máquinas e cuidar da produção.

Em um cenário de manutenção de máquinas, e de uma extensa linha produtiva, a máxima “tempo é dinheiro” se faz presente. Aqui, o período de inatividade das máquinas representa prejuízo financeiro direto, além de um impacto negativo na produção e em toda cadeia produtiva da empresa.

É por isso que adotar a manutenção preditiva é uma forma de evitar o prejuízo das paradas e reduzir custos. De forma organizada, é possível esquematizar uma rotina de monitoramento e manutenção contínua, o que contribui com o aumento de produtividade, ajuda a prolongar a vida útil das máquinas e conservar o bom funcionamento.

Manutenção Preditiva e o cuidado com a produção

As diferentes técnicas de manutenção preditiva disponíveis no mercado simbolizam um grande investimento para as empresas quando o assunto é a prevenção dos problemas. Encarar as rotinas de manutenção preditiva como um investimento e não um gasto é uma das principais premissas para os gestores.

Ao defender uma manutenção planejada e bem organizada, as rotinas de manutenção preditiva focam em prolongar a vida útil das máquinas, privilegiando a produção e reduzindo, de forma definitiva, o tempo de parada da produção, gerando aumento de produtividade.

Antes de agir, é preciso criar um plano de ação. E por isso o planejamento antecipado é tão importante! Mas além de planejar a rotina de manutenção de forma sazonal, existem outras maneiras de acabar com a inatividade do setor produtivo entre uma manutenção e outra.

A seguir, vamos listar em tópicos outras medidas que vão ajudar sua empresa a reduzir o tempo de parada da produção.

Por que não otimizar o estoque?

Para reduzir o tempo de parada das máquinas é preciso poupar tempo com outras questões. A gestão do estoque, por exemplo, é um fator que demanda bastante atenção por parte das empresas.

Além de ajudar a reduzir o tempo de parada – por manter uma organização de todos os itens, uma gestão de estoque eficaz também contribui para o controle de gastos com novos materiais e o bom aproveitamento do espaço físico.

Utilize planilhas para organizar as peças de reposição. Mas não hesite em pôr a mão na massa na hora de avaliar o estoque. Aqui um controle presencial se faz essencial.

Prefira fazer um planejamento antecipado!

Fazer um planejamento de manutenção tem impacto direto no aumento de produtividade da empresa. Entenda o porquê!

Ele é um elemento chave para acompanhar as principais ordens de serviço, projetar um plano de ação e monitorar as urgências e correções necessárias.

O planejamento foca em analisar, detidamente, cada máquina do quadro produtivo e, a partir daí, estipular uma rotina de manutenção que não prejudique o andamento da produção.

Saiba manejar as equipes

Uma vez que um plano de manutenção deva entrar em vigor, é fundamental manter toda a equipe alinhada com relação ao período e objetivo da manutenção.

Com todos cientes dos acontecimentos, é possível programar mudanças no quadro produtivo e até realocar a produção para outro setor – questão que, além de combater a inatividade, também dá vazão às demandas da produção.

Conte com profissionais especializados

Para alcançar os resultados esperados com as rotinas de manutenção preditiva, recomenda-se contar com profissionais especializados. Isso porque eles saberão, com exatidão, qual melhor caminho trilhar na hora de iniciar um planejamento de manutenção.

A MMTec está no mercado desde 2002 oferecendo soluções focadas na melhoria dos projetos industriais. Prezamos pelo acompanhamento constante de todas as inovações tecnológicas para oferecer serviços de ponta aos nossos clientes e ajudar a obter o tão desejado aumento de produtividade.

Fique por dentro do nosso blog e acompanhe todas as novidades do setor! Ou solicite agora mesmo um orçamento!

Open

Solicite um Orçamento