O papel da mulher no cenário da manutenção preditiva

Cada vez mais as mulheres estão marcando presença no setor industrial: segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), 44% dos postos de emprego formal no Brasil são preenchidos por elas. E isso se reflete em setores tipicamente masculinos, como de manutenção preditiva.

Embora os números sejam animadores, ainda há um longo caminho a percorrer na busca pela igualdade de gêneros no mercado de trabalho. Da remuneração à oferta de empregos no setor industrial e de manutenção preditiva, as mulheres estão batalhando por suas posições – saiba mais com a leitura do artigo a seguir.

Manutenção preditiva: quem disse que é apenas para homens?

Mesmo que as mulheres sejam uma minoria nessa área, elas são apaixonadas pelo que fazem – essa é a conclusão de um estudo realizado por uma consultoria americana.

Entre as entrevistadas, a maioria descobriu o interesse em manutenção durante os estudos, tanto no ensino médio quanto no ensino técnico.

Algumas queriam entender por que o equipamento poderia falhar, outras precisavam desmontar objetos para ver exatamente como eles funcionam, mas todas superaram com sucesso as dificuldades potencialmente relacionadas ao gênero.

As mulheres entrevistadas também acreditam que a manutenção industrial não é apenas voltada para profissionais do sexo masculino.

O problema talvez esteja nos programas de recrutamento de talentos e nas políticas internas das empresas – prova disso é que 63% das profissionais que participaram do estudo acham que as indústrias não as valorizam o suficiente.

Por que empregar mulheres no setor industrial é essencial para o sucesso de toda organização?

As mulheres que atuam em áreas mais técnicas, como é o caso da manutenção preditiva, ainda experimentam o desafio extra de provar ainda mais o seu valor e sua competência junto à equipe do que seus colegas homens que ocupam o mesmo status.

Mas um dos pontos positivos mais apontados em apostar nas equipes mistas de trabalho é justamente a qualidade das relações interpessoais nas equipes.

Os homens tendem a apresentar uma importante mudança de mindset no ambiente de trabalho: tornam-se mais cuidadosos, abordam mais facilmente seus sentimentos no dia a dia e se importam mais com a maneira como falam e agem.

Além disso, as mulheres podem agregar uma série de vantagens em sua atuação por conta de suas características: são mais atenciosas, detalhistas, determinadas – e podem fazer a diferença frente aos desafios da profissão.

Mudanças de atitude e comportamentos

As pessoas no geral não estão acostumadas a ver mulheres neste campo. Mas é justamente esse tipo de mudança que ajuda o mercado a mudar, expandindo oportunidades para profissionais e empresas que possuem mente aberta e que estão mais conectados com as tendências mundiais do setor corporativo – como a transformação digital, por exemplo.

Mesmo que a manutenção preditiva pareça ainda um nicho predominantemente masculino, as mulheres que trabalham nesse campo provam que possuem as mesmas competências para ter sucesso em suas tarefas e para mudar a sociedade.

É hora de evoluir para um mercado mais aberto – e atrair novos talentos femininos pode ser a chave para isso.

A importância de incentivar as meninas a investirem em carreiras industriais

Instintivamente, as meninas tendem a se voltar para determinadas áreas específicas, como a comunicação, moda e saúde.

Para encorajá-las e fazê-las entender que a manutenção preditiva também pode ser feita para elas, as indústrias devem divulgar mais informações sobre a profissão e o mercado de trabalho:

  • Remuneração;
  • Número de vagas disponíveis;
  • Áreas de atuação;
  • Oportunidades de crescimento e reconhecimento no setor.

Isso ajudará a desmistificar o conceito de que a área industrial é indicada apenas para homens, abrindo um novo leque de possibilidades para esse público – e uma série de novos talentos em potencial para as indústrias e para o setor no geral.

Descubra mais sobre o universo da manutenção preditiva: CONFIRA O BLOG DA MMTEC.

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento