Todos nós sabemos que os maquinários de uma empresa que conta com um programa de manutenção regular são mais confiáveis, mais duráveis e têm um maior valor de revenda. Só assim uma empresa está efetivamente otimizando investimentos em equipamentos.

Mas você sabe como fazer um planejamento financeiro efetivo para as manutenções de seus equipamentos ou que tipo de dados deve incluir nesse processo?

Para ajudar justamente com as respostas para essas questões – e ajudar você a ter certeza de que está otimizando investimentos em manutenção e maquinários – que preparamos este artigo. Siga na leitura para conhecer mais sobre o tema.

Importância do planejamento financeiro para empresas

O planejamento financeiro de uma empresa é parte de um processo – não apenas um evento realizado uma vez dentro do calendário gerencial.

Também é muito mais do que gerenciar investimentos para obter o maior retorno. Os investimentos são um componente-chave, mas há muitos outros itens que devem ser considerados dentro do planejamento financeiro de uma empresa.

O primeiro passo é desenvolver um plano financeiro abrangente. É importante reservar um tempo para definir metas para o período, planejar as ações necessárias e saber onde, quando e especialmente quanto dinheiro será necessário para garantir não só o pleno funcionamento de sua linha de produção, mas a eficiência econômica de sua empresa como um todo.

É importante fazer documento – seja ele impresso ou disponível via PDF ou intranet – que funcione como um ponto de referência. Isso deve incluir uma avaliação do seu faturamento atual, ativos de negócios, previsão de investimentos, cronograma de ações para o ano, folha de pagamento, entre outros. Dessa forma sua empresa pode se certificar que está otimizando investimentos em todas as áreas.

Planejamento financeiro X Manutenção preditiva

Uma abordagem através do monitoramento prévio das condições dos equipamentos de sua empresa antecipa possíveis falhas e necessidades urgentes e inesperadas de manutenção.

A manutenção preditiva é uma solução para toda a planta da empresa, pensada sob medida para as suas instalações.

Os dados e a análise de profissionais experientes em manutenção e confiabilidade definem o curso para reparo ou substituição. O resultado é a manutenção correta realizada no momento certo, no equipamento certo.

Com a manutenção preditiva, sua empresa passa a contar com uma série de benefícios:

  • Maior planejamento financeiro: a manutenção é realizada conforme necessário, aumentando a vida útil do equipamento e eliminando a necessidade de reparos emergenciais, que desregulam o orçamento de qualquer empresa.
    Geralmente custa duas vezes mais para reparar o equipamento quando ele quebra. A manutenção preditiva ajuda a eliminar esse cenário;
  • Produtividade otimizada: quando as linhas de produção estão funcionando em plena capacidade e o tempo de inatividade não programado é eliminado, o tempo de operação e o aumento da produção são mais estratégicos;
  • Segurança aprimorada: confiabilidade e segurança funcionam em conjunto. Através da manutenção preditiva realizadas nas condições da planta, os incidentes de segurança devido à falha do equipamento podem ser reduzidos.

Confiança e comprometimento são essenciais para a operação bem-sucedida de uma empresa. Deve haver um comprometimento geral com essa abordagem – isso muitas vezes pode requerer uma mudança na cultura. E isso se estende além de novos produtos e processos.

Otimizando investimentos em manutenção preditiva

Para garantir um planejamento financeiro para as rotinas de manutenção em sua empresa, é preciso estar atento a uma série de pontos-chaves – veja os principais deles a seguir:

  • Conhecer mais a fundo os diferentes tipos de manutenção disponíveis no mercado e as vantagens em termos de custo x benefício que cada tipo proporciona considerando o perfil das operações e do maquinário de sua empresa;
  • Ter um panorama completo de cada setor e o tipo de manutenção necessária, identificando cada perfil de investimentos em cada área através de um checklist preventivo;
  • Determinar o volume de despesas referentes à manutenção e encontrar os pontos onde é possível obter mais eficiência econômica;
  • Ter relatórios precisos sobre cada gasto (da compra de parafusos ao maquinário mais moderno) porque a soma de todos eles faz a diferença em seu orçamento. É preciso garantir de fato que se está otimizando investimentos em todo o setor;
  • Analisar toda a cadeia de processos que envolve cada máquina existente: tempo de uso de cada uma, problemas identificados, desempenho por parte dos operadores, quais deles estão com entrega deficitária na produção ou estão ociosos.

Com todos estes dados em mãos, fica mais fácil identificar todas as possibilidades de redução de custos e garantir que está otimizando investimentos em equipamentos:

  • Venda ou substituição de equipamentos ociosos ou ineficientes;
  • Simplificação de procedimentos;
  • Novos treinamentos para os colaboradores da planta da fábrica;
  • Investimento em um programa de manutenção preditiva;
  • Terceirização do serviço de manutenção através de fornecedores com profunda expertise no mercado – como a MMtec.

Como você pode ver, contar com um planejamento financeiro eficiente em manutenção pode ser determinante para o sucesso de sua empresa

Contar com a MMtec nessa tarefa pode torna-la mais prática e eficiente: clique e conheça quem já está otimizando investimentos em manutenção com a MMtec!

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento