O planejamento de manutenção é um elemento-chave que influencia o verdadeiro sucesso de qualquer planta industrial. Contudo, muitas empresas ainda não executam esse planejamento com eficiência, impactando negativamente a eficácia do trabalho, o tempo de atividade do equipamento, confiabilidade e custo.

Quando falamos de planejamento de manutenção, estamos falando de maior tempo de produtividade. Neste momento de incerteza econômica, isso significa menos custos com paradas inesperadas e mais segurança no trabalho para todos.  Uma vez que alcançamos a disciplina necessária e os planos de manutenção são concluídos no prazo, a confiabilidade das instalações aumenta a uma taxa elevada.

Mas qual a estrutura de um planejamento de manutenção eficiente e como colocá-lo em prática? Acompanhe conosco e veja como economizar custos de manutenção na sua planta!

Os princípios de um planejamento de manutenção efetivo

Para alcançar o ótimo desempenho as organizações devem planejar, agendar e acompanhar atividades de manutenção. O planejamento de manutenção, portanto, é usado para alocar recursos de planta e maquinaria, planejar recursos humanos, processos de produção e materiais de compra para que todos os ativos permaneçam em pleno funcionamento.

Um planejamento de manutenção efetivo pode ser dividido em 6 princípios, sendo:

Princípio de planejamento # 1

É muito importante que a planta possua alguém no papel de planejador, que seja independente das outras atividades que se realizam dentro da instalação. As responsabilidades desse papel devem incluir:

  • Planejar o trabalho de emergência;
  • Acompanhar o andamento das ordens de serviço;
  • Acompanhar o pedido e a necessidade de peças sobressalentes;
  • Monitorar os trabalhos realizados e indicadores;
  • Tornar-se referência para o gestor de manutenção.

Princípio de planejamento # 2

Um planejador deve se concentrar em organizar o trabalho de manutenção atual e futuro, além de alocar os recursos adequados, partes, custos e informações de confiabilidade para cada projeto. Os planejadores também devem enfatizar a melhoria contínua para planejar, fazer, verificar e agendar horários, seguindo as etapas:

  • Identificação do problema;
  • Definição do objetivo;
  • Raiz dos problemas;
  • Contra medidas;
  • Acompanhamento;
  • Padronização.

Princípio de planejamento #3

Ao implementar diferentes níveis de componentes dentro do planejamento de manutenção, aproveite os padrões internacionais, como as normas ISO, para obter dicas de melhores práticas e facilidade de conformidade. Devem ser criados mini-arquivos para cada equipamento. Eles devem incluir histórico de pedidos de trabalho, registro de peças e muito mais.

Princípio de planejamento #4

Uma vez que as tarefas são identificadas, um princípio importante do planejamento de manutenção é garantir que todas as instruções sejam documentadas e padronizadas. Os melhores planejadores têm experiência estimando o tempo e comparando o trabalho atual realizado, a fim de proporcionar eficiências na próxima iteração de manutenção preventiva.

Princípio de planejamento #5

Às vezes, não é melhor reinventar procedimentos de manutenção para todos os equipamentos. Os planejadores devem definir planos padronizados e aprimorá-los. Os planos também levarão em consideração e reconhecerão as habilidades dos técnicos para cada trabalho.

Princípio de planejamento #6

Aproveite os dados do trabalho passado para estimar adequadamente os planos apropriados e precisos para o futuro. Isso aumentará o tempo de disponibilidade dos ativos, e, quanto mais tempo disponível, menor o número de atividades de manutenção realizadas e menos custos.

  • Medindo quanto tempo os técnicos realmente gastam no local de trabalho versus outras atividades, determina a eficácia do programa de planejamento de manutenção;
  • Os atrasos não são simplesmente parte do trabalho de um técnico e devem ser evitados;
  • A medição do tempo de disponibilidade das máquinas pode ser usada para acompanhar a eficiência o planejamento de manutenção;
  • Use isso como uma métrica para determinar a eficácia da sua equipe de manutenção e procure maneiras de melhorar o desempenho quando surgem lacunas.

A importância de um empresa competente para realizar manutenção

Nem sempre temos disponível na nossa equipe alguém que possa assumir com eficácia as funções de um planejador de manutenção. Por isso, muitas vezes, possuir o apoio de uma empresa competente para realizar o planejamento e as atividades de manutenção é fundamental.

O ideal é contar com um paceiro que torne uma gestão da sua manutenção mais fácil e prática, como a MMTec. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a reduzir os custos na sua empresa!

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento