A atenção com o orçamento e o corte de gastos são temas recorrentes em reuniões internas de grande parte das empresas.

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que a indústria brasileira compromete cerca de 7% do seu faturamento bruto com gastos referentes à manutenção, o que equivale a cerca de R$ 27,8 milhões.

Máquinas são vitais em uma série de processos de produção e organização dentro das empresas e com o impulso oferecido pelas novas tecnologias, sobretudo, o campo da automação torna-se cada vez mais presente no cotidiano das empresas.

Estabelecer uma rotina de manutenção e monitoramento para privilegiar a saúde das máquinas é fundamental em qualquer planejamento que dependa da atividade de máquinas. Os cuidados exercem papel decisivo no aumento do prazo de uso das máquinas.

E isso está diretamente ligado com o fator competitivo que tanto impulsiona a indústria. Cuidar bem do maquinário garante maior rentabilidade a longo prazo, minimizando riscos de quebra, menos períodos de parada e, consequentemente, maior produtividade.

Encarar esses custos como um investimento, e não um gasto a onerar o orçamento, depende de uma visão estratégica dos principais gestores do negócio.

Quais os problemas da quebra de máquinas?

Dependendo do segmento em que a empresa se enquadra, eventuais problemas com o sistema de máquinas podem representar graves prejuízos comerciais.

Por essa razão, elaborar um plano de manutenção e inspeção dos maquinários acaba sendo um fator decisivo para determinar o sucesso da produção e eliminar uma série de problemas.

A quebra das máquinas abala todo o ritmo da produção, uma vez que o fluxo de trabalho sofre um desvio ou pausa, dependendo da gravidade do problema, prejudicando a produtividade do sistema em sua totalidade.

Além disso, o tempo de parada pode variar, o que gera uma incerteza em termos de faturamento. Em se tratando de um mercado dinâmico, qualquer tempo perdido ou improdutivo pode representar um grande prejuízo.

Inclusive na relação com o cliente, que pode se sentir lesado por conta de problemas como atraso na entrega, passando a ter uma imagem negativa da empresa – o que não é nada bom para nenhuma instituição!

Em uma eventual quebra de maquinário, outras partes do sistema correm o risco de ficarem sobrecarregados por conta do volume de produção que precisa ser redirecionado. Caso o setor logístico não esteja preparado para receber a remessa de serviço, isso também pode ocasionar muitos inconvenientes.

A importância da manutenção preditiva

O pleno funcionamento das máquinas é um ponto essencial para o bom andamento dos negócios. E na intenção de minimizar qualquer interrupção ou pausa na produção, a manutenção preditiva é um método que pode tornar a empresa ainda mais produtiva, competitiva e atuante no mercado.

A manutenção preditiva consiste em uma rotina de inspeção e prevenção para corrigir os problemas antes que eles realmente ocorram. Trata-se de um acompanhamento detalhado do funcionamento das máquinas no intuito de evitar problemas e conservar o estado real dos equipamentos.

Os principais objetivos de aderir a esse método são reduzir a desmontagem das máquinas, cuidar da diminuição dos desgastes e aumentar a vida útil dos equipamentos.

Veja os benefícios

  • Redução de custos – ao passar por um reparo antes mesmo da ocorrência do problema, é possível economizar no conserto das máquinas;
  • Menos gasto com mão de obra – quando a rotina de manutenção é programada, e feita de forma antecipada, é possível reduzir o orçamento ao prevenir o desgaste;
  • Menor tempo de parada – convenhamos, um reparo é mais rápido do que um conserto completo!
  • Maior segurança da produção – a manutenção preditiva minimiza a ocorrência de falhas ao passo que antecipa possíveis problemas com uma rotina de manutenção periódica.

Em termos de custo benefício, a manutenção preditiva é um grande investimento quando desenvolvida e aplicada por profissionais capacitados. A MMTec atua no mercado desde 2002 desenvolvendo soluções e melhorias voltadas à gestão de projetos industriais.

Faça um diagnóstico gratuito do seu maquinário ao preencher o checklist de manutenção preditiva!

APROVEITE E BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO!!

Pin It on Pinterest