Mais do que uma política corporativa bem organizada, a cultura da manutenção preditiva precede de uma mudança no mindset da equipe como um todo.

De nada adianta criar metodologias e buscar novos programas para gestão de manutenção se a empresa não aposta em difundir uma consciência comunitária acerca do cuidado e da preservação do maquinário, bem como da necessidade de uma rotina de manutenção regular – que deve ser vista como investimento e não custo.

O Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) é indispensável para as empresas que visam executar, com eficácia, qualidade e rapidez os serviços de manutenção. Muitas vezes conciliar as agendas e lidar com diferentes demandas pode ser um desafio difícil. E por isso traçar um plano para pôr a manutenção em prática é fundamental.

O planejamento de manutenção como facilitador

Além de organizar, cronologicamente, as demandas que surgem relacionadas à manutenção preditiva, o planejamento de manutenção também cria uma cartilha que aborda outros aspectos relacionados à execução do trabalho.

Ao elaborar um planejamento voltado à manutenção preditiva, é preciso contemplar aspectos diversos como procedimentos de segurança relacionados às atividades de manutenção, a descrição dos recursos necessários para cada tipo de serviço e o plano de manutenção a ser aplicado em cada caso.

Antes da execução propriamente dita, que demanda suporte de profissionais especializados, o planejamento é uma das etapas mais importantes da manutenção preditiva. É nesta fase que é possível sondar as principais demandas, definir as prioridades e, dessa forma, traçar um plano de ação eficaz e objetivo.

Neste texto vamos trazer algumas dicas sobre como elaborar um planejamento de manutenção preditiva. Lembre-se: não existe uma receita pré formada, já que cada metodologia é particular às necessidades da empresa.

Mas algumas boas práticas são comuns e podem ser seguidas para concluir de forma satisfatória o planejamento de manutenção. Veja a seguir.

Conhecer o panorama atual da produção

Antes de qualquer coisa é preciso estar plenamente inteirado a respeito do quadro produtivo da empresa. Qual o volume de produção? Qual a frequência das tiragens? Quais os setores mais exigidos?

Essas são apenas algumas questões que devem ser respondidas antes do planejamento de manutenção. Aqui, é ideal fazer um intercâmbio com outras áreas da empresa, como o controle de estoque, para identificar quais peças precisam de reposição mais recorrente, quais são as exigências mais comuns, entre outras dúvidas.

Identificar as demandas e principais necessidades

Uma vez ciente do panorama produtivo, é possível identificar as demandas e as principais necessidades do setor em termos de manutenção.

Mesmo sendo uma tarefa difícil, é preciso decidir prioridades na manutenção preditiva que combinem com os objetivos e principais ganhos da empresa. Trata-se de uma decisão estratégica que envolve mais de um setor e, portanto, precede de um alinhamento interno.

Definir a periodicidade das manutenções

Identificadas as necessidades, é hora de pensar no aspecto tático da ação. Como se darão as manutenções? É preciso realocar funcionários? Qual será o tempo de parada? E a periodicidade das rotinas de manutenção preditiva?

Antes de qualquer ação vinculada à manutenção, é preciso comunicar a todos sobre as mudanças necessárias que precisam ocorrer no dia a dia do trabalho, uma vez que alguns afazeres de manutenção impactam diretamente sobre a rotina.

Acompanhar o desempenho e se programar com antecedência

É importante entender a rotina de manutenção preditiva como um ciclo. Ou seja, a manutenção não termina ao final da execução do serviço.

O setor responsável por coordenar as manutenções deve ter entre suas atribuições acompanhar o funcionamento das estruturas pós manutenção, agindo rapidamente para identificar qualquer anomalia – e corrigi-la no menor prazo de tempo.

Dessa forma, o fim de uma manutenção reconduz ao monitoramento do sistema como um todo – tarefa que é a base principal para o levantamento de indicativos e demandas vinculadas ao panorama produtivo.

Sabendo executar um planejamento de manutenção preditiva, a empresa consegue prolongar a vida útil dos equipamentos, garantindo maior produtividade, diminuindo o tempo de parada e reduzindo os custos com consertos ininterruptos.

A MMTec conta com profissionais especializados para elaborar projetos personalizados que focam na melhoria dos processos industriais. Aproveite para ver aqui alguns depoimentos e cases de clientes a respeito de trabalhos realizados.

Open

Solicite um Orçamento