Vantagens e desvantagens da manutenção terceirizada

No atual mundo de negócios, cada vez mais acelerado, muito tem se falado sobre os benefícios e desvantagens da manutenção terceirizada.

As equipes de gerenciamento estão sob pressão para tomar medidas preventivas que garantam o pleno funcionamento dos negócios – da forma mais econômica e eficiente possível.

Isso tem feito com que muitos gerentes de fábrica estejam enfrentando uma decisão difícil: contar com uma solução de manutenção terceirizada ou ter uma equipe interna?

Aqui neste artigo abordaremos os prós e contras de terceirizar a manutenção da planta, em comparação a mantê-la internamente. Confira nos tópicos a seguir.

Tempo de inatividade

Determinar o impacto do tempo de inatividade deve ser uma das maiores prioridades ao considerar quando gerenciar a manutenção internamente ou não.

O tempo de inatividade impacta diretamente a produtividade e os lucros da empresa. Portanto, contar com pessoal interno disponível para lidar com os problemas assim que eles ocorrem pode oferecer uma vantagem significativa no tempo de resposta – desde que a equipe tenha condições de lidar com a ocorrência.

Apesar disso, ter um parceiro de manutenção preditiva, com o conjunto de habilidades correto, pode reduzir significativamente o custo e o tempo necessário para o reparo.

Ao tomar a decisão entre contratar uma equipe de manutenção terceirizada ou interna, considere se sua equipe contará com especialistas o suficiente para lidar com todos os problemas rapidamente.

Contratações

Além de obter acesso a habilidades especializadas, as empresas que optam por uma equipe de manutenção terceirizada muitas vezes estão em busca de reduzir custos.

Os salários e benefícios deste perfil de profissional são, muitas vezes, bem mais altos do que os custos de ter uma empresa contratada para realizar o trabalho quando necessário.

Terceirizar também significa aliviar a carga e os custos dos Recursos Humanos e do departamento jurídico. Folha de pagamento, impostos e benefícios tomam tempo, portanto, entregar essa responsabilidade dá à administração da empresa mais tempo para entregar produtos de qualidade para seus clientes.

Controle

A manutenção terceirizada pode ser econômica, mas pode trazer alguns receios para os colaboradores da empresa. Muitos gerentes de fábrica lutam com a falta de controle que a terceirização traz, uma vez que são incapazes de gerenciar diretamente, definir prioridades de tarefas e instruir a força de trabalho.

Eles acreditam que uma equipe interna normalmente tem mais anos de serviço em uma instalação do que uma contratada e, portanto, tem uma compreensão maior do negócio e de suas expectativas.

Uma forma de contornar isso é contar com uma empresa fornecedora de confiança, que faça registros precisos de cada processo de manutenção – dessa forma, a relação de confiança é estabelecida e a segurança garantida.

Gestão de risco

Um dos receios de muitas empresas com relação à manutenção terceirizada está nos riscos com a segurança pessoal, isto é, a integridade física dos prestadores de serviço e, também, com a segurança patrimonial da própria empresa visitada.

Nesse sentido, a resolução baseia-se em estabelecer as normas de segurança ideais para a organização. E, obviamente, garantir o cumprimento desse conjunto de regras por todos os envolvidos – essencial para evitar contratempos, tanto para a contratante como para a contratada.

Escolha o fornecedor certo de manutenção terceirizada

A terceirização tem se popularizado muito no setor de manutenção, sendo comum as empresas terceirizarem pelo menos uma parte das operações de manutenção.

Todo negócio é único. Ao decidir terceirizar a manutenção ou gerenciá-la internamente, os gerentes da fábrica devem considerar as necessidades de sua instalação.

Para muitas indústrias, a melhor solução está na combinação das duas soluções: ter uma equipe interna para tarefas do dia a dia e contar com uma equipe terceirizada para ocasiões específicas – e devidamente planejadas.

Contar com a equipe de técnicos experientes e engenheiros da MMtec pode garantir que todas as necessidades de conformidade, instalação e manutenção de sua empresa sejam atendidas.

Agora você já conhece as principais vantagens da manutenção terceirizada. Para saber ainda mais sobre o tema, assine nossa newsletter!

Pin It on Pinterest