Qualquer engrenagem, ou máquina que funcione a partir de estruturas rotativas, pode apresentar um desalinhamento nos eixos por conta do uso. O desgaste acontece em decorrência do tempo de uso e, em muitos casos, pela falta de uma rotina periódica de manutenção corretiva.

O alinhamento mecânico tem como objetivo deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto e no mesmo plano. Isso garante o bom funcionamento dos equipamentos, eliminando eventuais vibrações e contribuindo para a maior durabilidade do sistema.

Manter o alinhamento das máquinas sempre em dia representa uma grande redução dos custos operacionais, uma vez que pesquisas comprovam que o desalinhamento é um dos principais causadores de dano às peças e engrenagens rotativas de máquinas.

A manutenção corretiva no alinhamento das engrenagens minimiza as paradas na produção e, com isso, possibilita o aumento da eficiência e da produtividade em termos de operação das máquinas.

Os prejuízos do desalinhamento nas máquinas

Definir um programa de monitoramento e, mais do que isso, um cronograma de manutenção, torna-se uma estratégia fundamental quando a ideia é otimizar os recursos na tentativa de valorizar a produção.

Episódios de desalinhamento de máquinas acarretam no desgaste excessivo do conjunto. As forças de reação aumentam, as quais são transferidas aos eixos e para outros componentes das máquinas.

O funcionamento desalinhado, por sua vez, provoca o aumento no consumo de energia elétrica, uma vez que toda a ação das peças rotativas do conjunto está desregulada.

Além disso, contribui para o aumento de temperatura de todo o sistema, o que acaba comprometendo a lubrificação e consequentemente causa o desgaste de rolamentos e mancais.

Conheça os benefícios do alinhamento!

O alinhamento, feito corretamente por profissionais e operadores, é benéfico de diversas formas:

  • Menor consumo de energia;
  • Menor desgaste dos rolamentos;
  • Vedação de eixos e acoplamentos;
  • Redução das temperaturas elevadas no rolamento e no acoplamento;
  • Diminuição das vibrações e danos nos eixos e parafusos da fundação;
  • Minimização do tempo de parada das máquinas;
  • Menores custos com operação

Saiba como funciona o alinhamento a laser

As duas principais vantagens do uso do laser no método de alinhamento são o ganho de tempo na operação e a confiabilidade de um bom resultado.

A precisão do raio laser chega a ser 10 vezes maior se comparada ao método mais tradicional que se utiliza do relógio comparador. O procedimento também se torna muito mais simplificado diante da automação dos comandos.

As ações podem ser coordenadas mediante um clique no equipamento, sem a necessidade de anotações e leituras que acabariam alongando o processo. Isso beneficia o tempo de execução dos reparos e, consequentemente, minimiza a parada da produção que é prejudicial ao orçamento.

Quando manejada por profissionais competentes, as máquinas tem tudo para render muito mais após a correção do desalinhamento. Um conjunto bem alinhado simboliza economia e maior produtividade, ao passo que uma rotina bem definida de manutenção limita prejuízos como a parada da produção.

A MMTec tem 16 anos de experiência no mercado oferecendo as melhores soluções para projetos industriais, realizando manutenção corretiva e preventiva a partir de análises de vibração, balanceamentos e alinhamentos. Atuamos em diversos setores produtivos da cadeia industrial brasileira.

Acompanhe nossas publicações e saiba mais sobre os benefícios da manutenção corretiva para seu maquinário.

Pin It on Pinterest

Open

Solicite um Orçamento