Gestão de produção: você está obtendo o máximo do potencial da sua empresa?: Equipamentos, finanças, treinamento, funcionários e fornecedores são exemplos das etapas garantem uma boa gestão de produção em uma empresa. Mas quando você aprende a implementar melhores práticas de gerenciamento de operações, como uma completa inspeção industrial, consegue evitar falhas e desperdício de dinheiro. E garantir a manutenção do fluxo em sua produção, mantendo sua empresa lucrativa e produtiva. E é isso que vamos ver a seguir: dicas para você aprimorar a gestão de produção da sua empresa. Confira e compartilhe esse artigo com sua equipe!

Definindo gestão de produção

O termo refere-se à administração de práticas de negócios voltadas para criar o mais alto nível de eficiência possível dentro de uma organização. Essa gestão deve ser englobar o planejamento, a organização e a supervisão do ambiente de produção. E tem como objetivo a conversão de materiais e mão-de-obra em bens e serviços da forma mais eficiente possível para maximizar o lucro de uma organização.

A importância das melhores práticas

Para garantir uma boa gestão de produção, sua empresa precisa estar alinhada com melhores práticas. Uma boa definição para isso vem de Margaret Rouse, escritora da TechTarget: ”técnica ou metodologia que, através da experiência e da pesquisa, provou ser confiável para conduzir a um resultado desejado”. Esse termo é usado frequentemente nas áreas de administração pública, sistema educacional, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos de hardware e software e em indústrias no geral.

Práticas recomendadas para uma gestão de produção eficaz

Uma gestão de produção bem organizada assume tarefas destinadas a melhorar a produtividade e auxiliar no crescimento da empresa. Tudo com base nas metas e objetivos preestabelecidos. E algumas práticas podem otimizar os recursos da empresa, ampliando a produtividade, como:

– Redução dos custos de produção

Quando você entende e acompanha o cálculo de custo na produção e busca a redução de desperdícios, consegue diminuir os gastos e otimizar a produção. Nesse ponto, a manutenção preditiva tem papel de destaque: como ela ajuda a prever possíveis falhas de equipamento e outros problemas, é possível otimizar o orçamento e evitar custos emergenciais, fora do planejado.

– Diagnóstico e otimização de fluxos

Ao identificar, compreender e intervir na logística dos sistemas de produção, você já contribui para a otimização dos fluxos em sua empresa. Mais uma vez a manutenção preditiva mostra-se fundamental: o diagnóstico precoce permite programar paradas de manutenção de acordo com o seu fluxo de produção. É possível escolher períodos de entressafra ou antecipar a produção – assim sua empresa garante uma produção de qualidade e dentro do prazo acordado com seus parceiros e clientes.

– Melhoria contínua da qualidade dos produtos

A melhoria na qualidade dos produtos só acontece quando a empresa entende a importância de implantar sistemas de gestão da qualidade. E dentro dessa gestão está a promoção de manutenção e melhoria contínua desses sistemas. A manutenção preditiva contribui ao elaborar e seguir um calendário contínuo de inspeção industrial em sua planta. Assim você garante que o maquinário funcione com capacidade total de qualidade. E isso se reflete em seus produtos e em suas entregas.

A manutenção preditiva é fundamental para uma boa gestão de produção

Como você pode ver, a manutenção preditiva é uma importante ferramenta para empresas que buscam uma boa gestão de produção. Como um processo focado em monitorar a condição mecânica, o rendimento operacional e outros indicativos da condição operacional das máquinas e sistemas de processo de sua empresa, ela pode fornecer todos os dados necessários para a estimativa do intervalo de tempo entre as paradas e reparos. O que garante controle absoluto de sua produção, de seu orçamento e da qualidade de seus produtos.

Clique aqui e baixe o nosso E-book Casos de Identificação de falhas e descubra como identificar potenciais problemas!

Casos de Identificacao de falhas

Open

Solicite um Orçamento