Muito se diz a respeito da importância do balanceamento, para fazer parte de sua rotina de manutenção preditiva, mas acontece que poucos empreendedores se dão conta do real valor que essa atividade tem a oferecer no dia a dia de sua empresa.
No entanto, esse tipo de tarefa pode ser crucial para reduzir o problema de fadiga nos eixos dos equipamentos, sem falar que reduz significativamente a carga aplicada nos rolamentos. Algo que aumenta prolonga a vida útil do seu maquinário.
Mas, para que tais vantagens fiquem claras para você, continue a leitura deste post, onde vamos explicar melhor a importância do balanceamento no setor de manutenção da sua indústria, e como tornar a manutenção corretiva menos presente nessa etapa. Confira!
O que é o balanceamento na indústria
Enquanto o consumidor pouco familiarizado com a indústria mais conhece o balanceamento como um serviço de correção dos eixos do seu automóvel, os aparelhos e equipamentos também demandam atenção especial para manter a produtividade com economia e sem imprevistos.
Mas, na realidade, o balanceamento tem papel de destaque na manutenção preditiva e também na manutenção corretiva de sua empresa. Afinal, ela é uma das fontes mais comuns para mensurar a vibração em máquinas rotativas.
Isso significa que, por meio desse tipo de serviço muito bem aplicado em sua rotina, é possível averiguar qualquer tipo de desbalanceamento no maquinário. Ou seja: se existe algum tipo de desproporção ou distribuição de massa, o que pode atrapalhar a produtividade.
Além disso, essa desproporção pode desgastar mais um componente do que o outro, deixando a produção irregular. Dessa maneira, o balanceamento surgiria como uma opção para:
- Apontar, minimizar e erradicar qualquer tipo de falha decorrente da fadiga em eixos;
- Promover um desgaste uniforme das estruturas do maquinário;
- Equalizar a carga aplicada em cada rolamento;
- Aumentar a vida útil do maquinário.
Entendeu a importância desse tipo de serviço em sua indústria? Vamos compreender, agora, como ele é feito?
Como é realizado o balanceamento
Equipamentos que possuam um rotor e rolamentos funcionam melhor quando ele gira em torno do seu próprio eixo sem fazer com que ocorram forças centrífugas nesse movimento.
Quando ela ocorre, a produtividade do maquinário é afetada, principalmente porque uma das grandes consequências do equipamento desbalanceado é a sua vibração — o que pode impactar diretamente na qualidade do material produzido.
Com isso, contar com o balanceamento em sua rotina de manutenção corretiva ou mesmo como uma etapa de sua manutenção preditiva é uma excelente alternativa!
O serviço, inclusive, é feito rapidamente e pode ser programado para não interferir em sua produtividade diária. Afinal, ele consiste apenas em ajustar a distribuição do rotor de acordo com as suas especificações técnicas.
Para isso, sua equipe de manutenção avalia as peças de rotação do seu equipamento para identificar qualquer tipo de problema que possa ocorrer quando o maquinário estiver em funcionamento. Existem, inclusive, outros métodos que vão além da análise observacional.
Dessa maneira, a sua indústria fica amplamente cercada de cuidados específicos para conferir mais qualidade em sua produção, segurança na rotina e em mais economia. Afinal, quanto mais durarem os seus equipamentos e respectivos componentes, melhor, não é mesmo?
Saiba mais sobre o balanceamento e proteja o seu negócio
E aí, deu para perceber as grandes vantagens em realizar o balanceamento para aumentar a vida útil do seu equipamento, evitando também prejuízos com essa medida preventiva?
Então, convidamos você a utilizar o nosso simulador de Diagnóstico para a Manutenção Preditiva! Uma solução prática e rápida para você compreender, a fundo, como essa solução pode ser o diferencial para o seu negócio gerar mais vantagem competitiva com economia, produtividade e segurança!