A importância da inspeção NR-13 é inegável. Primeiro porque ela diz respeito à norma regulamentadora 13, do Ministério do Trabalho.  

Ou seja, ela é obrigatória e estabelece parâmetros para a correta operação e inspeção de segurança de equipamentos como tubulações, caldeiras e vasos de pressão. 

Todos eles são essenciais para a produção. Além disso, são itens que podem colocar em risco a segurança de muitas pessoas, caso não estejam devidamente regulados. 

Como podemos notar, é evidente a importância da inspeção NR-13. Por isso, ela é assunto neste artigo – acompanhe! 

Caldeiras e vasos de pressão na mira da NR-13 

O primeiro ponto de importância da inspeção NR-13 é que ela estabelece todos os requisitos técnicos e legais referentes à instalação, manutenção, operação e inspeção de caldeiras e vasos de pressão.  

Assim, orienta em relação à necessidade de análise técnica e da implementação de medidas de contingência para minimizar riscos. 

Entre os equipamentos inspecionados, destacamos as caldeiras e os vasos de pressão. Veja detalhes! 

Importância da inspeção NR13 para as caldeiras 

Para os propósitos dessa norma, as caldeiras são classificadas em: 

  • Caldeiras da categoria A – são aquelas cuja pressão de funcionamento equivale ou ultrapassa a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2), com volume superior a 50 L (cinquenta litros); 
  • Caldeiras da categoria B – nesta categoria a pressão de funcionamento é maior do que 60 kPa (0,61 kgf/cm2) e menor que 1960 kPa (19,98 kgf/cm2). O volume interno é superior a 50 L (cinquenta litros), enquanto o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ é superior a 6 (seis). 

Mais uma mostra da importância da inspeção NR-13 diz respeito aos testes hidrostáticos, executados na fabricação. Eles têm o objetivo de avaliar a integridade estrutural das caldeiras e a correção de possíveis tensões residuais, de acordo com o projeto. 

Além disso, os testes de verificação precisam ser feitos periodicamente para garantir o correto funcionamento. Assim, evita-se gargalos na produção. 

Todos eles precisam ser aprovados em laudo aplicado por profissionais habilitados. Em outras palavras, por um profissional experiente na área e habilitado para emissão do laudo. 

Vasos de pressão 

Os vasos de pressão, por sua vez, na inspeção NR-13 são categorizados conforme a classe de fluido e o potencial de risco. Confira informações para estar em compliance: 

Classe A: 

  • Fluidos combustíveis com temperatura superior ou igual a 200 ºC; 
  • Fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 partes por milhão (ppm); 
  • Fluidos inflamáveis, hidrogênio e acetileno. 

Classe B: 

  • Fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 partes por milhão (ppm); 
  • Fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200 ºC. 

Além dessas duas, temos: 

  • Classe C: vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido. 
  • Classe D: com fluidos não enquadrados anteriormente.  

Empresas sujeitas à norma NR-13 

Além de reconhecer a importância da norma NR-13, você precisa saber quais empresas devem se submeter a ela. 

E a verdade é que de um posto de gasolina com um único compressor a uma grande indústria com diversos tanques de armazenamento, caldeiras e vasos de pressão, todos precisam atender aos requisitos da NR-13. 

O processo envolve muitas tarefas. Como, por exemplo: 

  • Ensaio técnico e medição de espessura por ultrassom; 
  • Inspeção e emissão de laudo em vasos de pressão, compressor, caldeiras, autoclaves, boilers e tubulações conforme NR-13. 
  • Livro de Registro de segurança conforme os itens da NR-13; 
  • Relatório fotográfico e emissão do laudo de inspeção. 

Pela importância da inspeção NR-13, e por seu um processo complexo, é comum que as organizações prefiram contratar uma empresa especializada em manutenção preditiva. 

Assim, fica mais prático e eficiente verificar toda a planta industrial. E bem mais rápido e econômico também! 

Afinal, qual a importância inspeção NR-13? 

Para começar, se um auditor bater à porta da sua empresa e não houver laudo disponível, a organização receberá penalizações. Elas podem sofrer multas e/ou interrupção da produção. 

Portanto, o primeiro motivo que prova a importância da inspeção NR-13 é evitar problemas com fiscalização! 

Como se não bastasse, no caso de ocorrer um acidente na planta industrial, a seguradora exige o documento para comprovar que um profissional capacitado inspecionou o equipamento. 

Na ausência do laudo, ela pode se recusar a pagar o seguro, alegando imprudência. Dessa forma, a NR-13 evita prejuízos financeiros para a empresa. 

Só esses fatos já evidenciam a importância da inspeção NR-13, mas existem outros. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) só é liberado com o laudo NR-13.  

Além do mais, com a importância da inspeção NR-13 envolve a segurança dos colaboradores. E do público que visita o espaço onde estão esses equipamentos de alta periculosidade, quando não estão em pleno funcionamento. 

É inegável a importância da inspeção NR-13. Então, conte com quem entende! 

Quando o assunto é NR-13 você não pode correr riscos de ser surpreendido com falhas no funcionamento e/ou com a visita de um auditor. 

Conte com o apoio de uma empresa que possui mais de duas décadas de experiência em manutenção industrial e conhece as determinações e importância da NR-13. 

A MMtec faz parte do programa PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) e tem uma equipe capacitada, sempre atualizada em relação às últimas tendências da área. Tanto na parte técnica, como com equipamentos. 

Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento! 

 

Open

Solicite um Orçamento