Kaizen é uma palavra japonesa que significa “mudança para melhor”, sendo uma filosofia que visa aperfeiçoar continuamente todos os aspectos da vida de uma pessoa. Dentro do contexto empresarial, a metodologia Kaizen ficou conhecida no mundo inteiro devido aos excelentes resultados, já que foram capazes de reduzirem custos e aumentarem a produtividade dos funcionários.
A ideia é que haja uma evolução gradual e diária, tanto na estrutura da empresa quanto em todos os membros de uma organização: tanto o CEO quanto o funcionário recém contratado. As três principais premissas da melhoria contínua são: estabilidade financeira e emocional aos funcionários, clima organizacional agradável e ambiente de trabalho simples, organizado e funcional.
Muito além da melhora da produtividade
Quando aplicado da forma correta, o Kaizen humaniza o local de trabalho e elimina o excesso de “trabalho árduo”, visando não só o bem da empresa, mas também o bem do próprio trabalhador. De acordo com o fundador do Instituo Kaizen, Masaaki Imai, em seu livro “Kaizen – o segredo do sucesso competitivo no Japão”, há nove mandamentos desta filosofia:
- Aprender na prática.
- Todo desperdício deve ser eliminado.
- Todos os colaboradores devem estar engajados no processo de melhoria.
- O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto.
- Deve ser aplicado em qualquer local ou empresa.
- As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente.
- As ações devem ter foco no local de maior necessidade.
- O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos.
- A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante.
Kaizen na manutenção preditiva
Assim como em todos os ambientes industriais, o Kaizen também pode ser aplicado dentro do contexto de manutenção preditiva. Esse último visa “prever” quando as máquinas ou equipamentos industriais podem falhar ao identificar as primeiras irregularidades através de diversos aparatos tecnológicos. Para isso, é necessária uma inspeção rotineira dos equipamentos.
Essa inspeção rotineira e padronizada vai de encontro ao conceito Kaizen, já que por meio das pequenas melhorias diárias, é possível ter ainda mais eficiência na manutenção preditiva, prevenindo a realização de manutenções desnecessárias. Afinal, o Kaizen ajuda a eliminar desperdícios nos processo, e aumenta a eficiência individual de cada um dos funcionários.
Dentro desse contexto, há cinco conceitos Kaizen descritos por Imai que podem se relacionar de forma direta a manutenção preditiva:
- Organização (Seiton): A organização do material necessário para a produção ou manutenção de algo. Ela é importante para que os funcionários não percam tempo procurando eles, e portanto, cada coisa deve estar em seu devido lugar. Isso otimiza o espaço de trabalho de forma eficaz.
- Utilização (Seiri): Este conceito diz que é necessário separar o necessário do desnecessário, visando eliminar tudo que seja inútil do espaço de trabalho.
- Limpeza (Seisô): A higienização do local também é importante para que a produtividade não seja afetada.
- Higiene (Seiketsu): Semelhante a limpeza, a ideia é higienizar e fazer a manutenção regular para que haja um ambiente sadio e satisfatório aos trabalhadores.
- Disciplina (Shitsuke): É necessário que haja determinação, honra, retidão de caráter e disciplina para que haja o cumprimento dos quatro elementos anteriores.
Aplicando Kaizen na organização
Imai defende que há três formas de implementar o Kaizen nas empresas:
- Kaizen para administração: Um gerente deve dedicar metade do seu tempo para aprimorar a administração, indo desde a utilização de um rascunho até o compartilhamento de informações importantes. Todas as práticas administrativas devem ser padronizadas, e todos devem ser capazes de acompanhá-lo.
- Para o grupo: É necessário que haja um envolvimento de todas as pessoas para o aperfeiçoamento de processos. Cada grupo deve ter um líder que informará sobre os processos, e estes deverão realizar estudos para os problemas serem solucionados.
- Para as pessoas: A ideia é estimular as pessoas a demonstrarem mais empenho em suas tarefas. O sistema deve ser funcional e dinâmico para avaliar o desempenho dos funcionários em todos os âmbitos da organização.
O Kaizen preza que o o bem mais valioso da organização é o próprio ser humano, e este deve ser direcionado, aperfeiçoado e melhorado para que as empresas consigam atingir suas metas. Não só a responsabilidade, mas a satisfação do próprio trabalhador é um valor que precisa ser cultivado.