Ainda que a tecnologia tenha se disseminado, em diversos graus, por nossa sociedade, a atividade humana ainda é fundamental para coordenar o melhor uso dessas máquinas.
No ramo industrial, por exemplo, a manutenção de equipamentos requer experiência e conhecimento. Somente profissionais competentes poderão implantar uma gestão de manutenção eficaz, envolvendo a avaliação das máquinas e correção de eventuais problemas.
Contar com profissionais competentes é o melhor caminho para aumentar a chance de sucesso das operações industriais e, por isso, abordamos o assunto neste post.
Manutenção preditiva para o aumento da vida útil dos equipamentos
Estratégias de manutenção preditiva, focadas na prevenção de eventuais problemas são fundamentais na intenção de preservar a vida útil dos equipamentos, evitando prejuízos não só à produtividade da equipe, como gastos e despesas extra orçamento para a correção.
Neste caso, a avaliação de um profissional especializado se mostra fundamental na intenção de apontar aquilo que realmente precisa de troca e aquilo que pode ser reparado. É personagem fundamental para equilibrar o custo de manutenção dentro das empresas.
Estabelecer rotinas de inspeção, por exemplo, é uma das ações que compete aos gestores de manutenção. Com isso, é possível antever os problemas antes que as paradas na linha de produção aconteçam e prejudiquem os resultados almejados pela empresa.
Contando com o profissional ideal
Gerir uma equipe, montar um time de manutenção e realizar análise de riscos requer uma série de requisitos.
O profissional deve ter discernimento para reconhecer problemas, pensar estrategicamente na busca por soluções, atuar de forma preventiva e transferir e compartilhar conhecimentos. Precisa ser proativo na comunicação com seu grupo de trabalho.
Além da forma com que interage com outras pessoas, é fundamental destacar o espírito inovador, empreendedor e criativo que deve ser inerente a qualquer gestor de manutenção.
É necessário que o profissional seja técnico o suficiente para planejar e efetuar os devidos reparos, e tenha autonomia para contribuir com o grupo. Além de acompanhar e, muitas vezes, fazer a manutenção, é preciso que o profissional encarregado possa orientar outros profissionais que operam as máquinas.
Notamos que uma manutenção de qualidade requer profissionais altamente capacitados e atualizados, o que, somado à evolução da tecnologia utilizada, pode elevar os custos dos cuidados com os equipamentos industriais.
Além disso, o cuidado e o conserto desses equipamentos se torna ainda mais complexo. Por essa razão, contratar mão de obra especializada pode ser a solução – e o investimento – mais adequado.
Ao contar com profissionais capacitados, é possível:
- Prezar pela vida útil das máquinas, antecipando possíveis paradas através de estratégias de manutenção preditiva;
- Diminuir o tempo de inatividade da linha de produção diante de um serviço dinâmico e eficaz;
- Planejar a manutenção das máquinas, prevenindo trocas inesperadas;
- Reduzir custos com manutenções de emergência ou indesejadas.
Na hora de escolher por uma equipe especializada em manutenção, atente-se com relação à capacitação e ao grau de atualização dos profissionais. Afinal, estar antenado as principais tendências e métodos é fundamental para fazer bons negócios nesse novo ecossistema produtivo.
Entre em contato com os especialistas da MMTec, conheça nossos serviços e faça um orçamento.