Até um tempo atrás, era comum a interpretação de que o setor de manutenção de uma empresa mais gerava custos do que os prevenia. Era uma linha de raciocínio similar ao de pessoas resistentes à contratação de um seguro, por exemplo.

No entanto, a crescente alta por uma demanda mais urgente e constante mostrou aos gestores que esse aspecto, que antes era visto quase como um “mal necessário”, tornou-se uma das áreas mais sólidas para garantir produtividade, lucros e economia em sua empresa.

Consequentemente, a manutenção preditiva e outros tipos de manutenção passaram a figurar no orçamento corporativo. E, neste post, vamos entender justamente o relevante impacto dessa decisão. Confira!

Prevenir-se contra imprevistos é a chave

Dedicar-se a acomodar o investimento em manutenção preditiva no seu orçamento é fundamental, pois quando houver a necessidade de substituir uma peça ou componente do seu maquinário, a sua empresa estará previamente ciente do serviço.

Com isso, pode ocorrer um planejamento eficiente para que você não perca em capacidade produtiva por conta dessa interrupção programada. O completo oposto de não ter um cronograma definido e ter que interromper a produção somente diante de um imprevisto.

Dessa maneira, esse tipo de utilização dos investimentos confere mais disponibilidade e confiabilidade aos seus equipamentos.

O orçamento pode prever todos os custos do ano

Ao implementar uma rotina de manutenção preditiva no seu negócio, você pode focar em uma logística muito mais alinhada com os serviços e, consequentemente, comprar peças e componentes mediante a necessidade, e não diante de um problema apenas.

Com isso, você descobre não apenas quanto investir, mas também quando investir na substituição de peças do seu maquinário. E, para o orçamento, isso se mostra uma alternativa mais segura, qualitativa e imune a riscos e equívocos que podem prejudicar os investimentos em outras áreas posteriormente.

Mais organização por meio da manutenção preditiva

Como complemento ao que falamos no tópico anterior, a manutenção preditiva permite que, ao longo do tempo, você entenda perfeitamente todo o funcionamento dos seus equipamentos.

E, a partir das análises preliminares, o seu orçamento fica mais organizado, a rotina no ambiente de trabalho também e os custos desnecessários (como um reparo de emergência) deixam de consumir o orçamento para outros fins – podendo, inclusive, aumentar a margem de lucro ao final de cada ano.

O que levar em consideração ao fazer o orçamento

Vai fazer o orçamento de manutenção preditiva? Então, confira alguns pontos que são fundamentais ao longo da formulação desse tipo de documento:

Custo dos materiais

Entendendo o que será necessário, após feita a manutenção preditiva, deve constar no seu orçamento os custos para manter o maquinário em produtividade, como suas peças e lubrificação, entre outros produtos e serviços.

Para tornar ainda mais assertiva, essa etapa, avalie o quanto foi utilizado, nos últimos meses, para que o seu orçamento tenha o menos número possível de imprevistos.

Custo com mão de obra

Independentemente de sua manutenção preventiva ser local ou terceirizada, os custos vão parar no orçamento – sejam eles diretos ou indiretos.

Um documento completo ajuda a ter todos os cálculos ao alcance da mão, podendo se planejar com muito mais facilidade.

Custos com serviços de terceiros

Nisso, podemos aplicar também os gastos relativos ao consumo de energia elétrica:, por exemplo, e até mesmo serviços necessários para a limpeza e assistência técnica das suas máquinas.

Invista em manutenção preditiva

Ao colocar todos os custos no seu orçamento – principalmente, após avaliados os serviços e produtos necessários ao longo do ano –, a sua empresa passa a se beneficiar de uma rotina muito mais organizada e prática, imune a uma série de riscos e imprevistos.

Sem falar na economia que pode ser gerada – tanto com um orçamento preciso quanto com a manutenção preditiva fazendo parte do dia a dia de sua empresa.

Baixe aqui nosso E-book sobre manutenção preditiva e tenha o guia completo!

Como escolher o Fornecedor certo para sua Manutencao Preditiva

Open

Solicite um Orçamento