Período de entressafra é ideal para manutenção preditiva e corretiva na usinas e fábricas: Ações de prevenção podem proporcionar redução de custos de mais de 12%
A manutenção de equipamentos é atividade muito importante em uma usina, pois os gastos com reparos podem ser bastante altos. Para evitar esse problema, todos os equipamentos ativos da usina devem ser constantemente monitorados (por meio de analise vibração, termografia, analise de óleo, inspeções sensitivas e etc.) e as informações, enviadas para uma estação de manutenção centralizada. Isso viabiliza a identificação dos problemas antes que eles ocorram.
Tradicionalmente, as indústrias sucroalcooleiras priorizam a manutenção durante o período de entressafra, que dura cerca de quatro meses (entre o final de dezembro e abril). Neste período, a usina fatura apenas de 4% a 5% do total anual, o que justifica a manutenção, já que a quebra de um equipamento durante o período de safra representa maior prejuízo para a usina. Quanto mais há atraso no final da colheita, menos tempo as usinas têm para fazer a manutenção. A cada ano, antes de terminar a safra, as indústrias de manutenção de usinas começam a ser contatadas para trabalhar durante a entressafra.
As vantagens de se fazer manutenção regular dos equipamentos industriais das usinas compreendem a redução dos custos com reparos futuros ou imprevistos durante o decorrer da moagem. A prática de manutenção preventiva pode evitar surpresas, uma vez que é possível detectar e diagnosticar, antecipadamente, defeitos em desenvolvimento nos equipamentos industriais. Com isso, o estoque de peças e o custo da intervenção são reduzidos, evitando-se perdas de produtos devido a uma possível parada não programada.
Usinas mais antigas, como as que surgiram na época do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), têm mais necessidade de manutenção, uma vez que seu parque industrial conta com mais de 30 anos.
As usinas trabalham vários meses, durante 24 horas por dia. As máquinas operam o dia todo sem parar, sendo primordial uma pausa para manutenção. Com o tempo, os equipamentos sofrem desgaste e estragam. Portanto, deve ser feito um trabalho de prevenção para evitar a ocorrência de prejuízos.