Os serviços de manutenção industrial são fundamentais para aumentar a eficiência da produtividade de sua empresa. Basicamente, é o serviço que realiza revisões e aperfeiçoamentos das instalações, sejam plataformas metálicas, tanques, tubulações etc.

Para isso, é importante procurar uma empresa com profissionais qualificados para realizar os reparos com a maior eficiência o possível, assim como contar com tecnologia de ponta para oferecer as melhores soluções para sua empresa.

Com este pensamento, a MMtec tem como objetivo oferecer um serviço de excelência em programas de melhorias para projetos industriais. Nossa premissa é trabalhar com a tecnologia mais atualizada disponível no mercado junto dos profissionais que sempre estão em treinamento e se atualizando sobre os serviços de manutenção.

Manutenção preditiva e corretiva

Esses são os dois tipos de prevenções realizadas para diferentes contextos. A manutenção preditiva realiza o diagnóstico dos equipamentos para avaliar suas condições mecânicas, o rendimento operacional, e outros indicativos para fornecer os dados necessários para estimar o intervalo de tempo entre paradas e reparos. Para isso, são utilizadas técnicas como:

  • Análise de vibração: detecta alterações nos níveis de vibrações, evitando gastos desnecessários com a deterioração das máquinas. Isso porque todas as máquinas produzem vibrações que, progressivamente, levam a um processo de deterioração. Ao observar os níveis de vibrações, é possível checar o real estado da máquina, antecipando falhas que podem vir a ocorrer.
  • Termografia: identifica alterações na temperatura em diferentes pontos da máquina, já que o efeito térmico é o principal indício de que há alguma anormalidade nas máquinas. Com ela, é possível detectar, em estágio inicial, os processos de falha gerados por anomalias térmicas em qualquer componente da máquina.
  • Medição de espessuras: utiliza um ultrassom para detectar com precisão as espessuras nos locais internos das máquinas. Isso porque o aparelho detecta frequências inaudíveis ao ser humano, e o aparelho as torna audíveis. Desse modo, detecta-se qualquer alteração nas espessuras da máquina antes de uma eventual falha.
  • Análise de trinca por partículas magnéticas: que consiste em detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais nos materiais ferromagnéticos, incluindo trincar, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramento, segregações, etc.

Caso alguma irregularidade seja detectada, é realizado um diagnóstico visando estudar qual a melhor solução para ele.

Já a manutenção corretiva é, como o próprio nome sugere, o processo que visa corrigir defeitos nos equipamentos, substituindo peças ou componentes que estão desgastados ou apresentam algum tipo de falha. Para isso, é realizado dois processos:

  • Balanceamento: Processo que melhora a distribuição de massa de um rotor, eliminando ou reduzindo as vibrações indesejadas, e consequentemente, prologando a vida útil do equipamento.
  • Alinhamento a laser: Processo que corrige o desalinhamento natural das máquinas rotativas, evitando o desgaste dos rolamentos e também contribuindo para menor consumo de energia. Utilizando técnicas de alinhamento que baseiam-se na emissão do laser, é possível determinar de modo ágil e preciso o alinhamento, assim como ajustá-lo. Além disso, é possível detectar a retilinidiade, planicidade e o pé-manco.

Quais os benefícios da manutenção industrial?

De acordo com um estudo realizado pelo consultor em monitoramento de máquinas e professor da escola federal de engenharia de Itajubá, Márcio Tadeu de Almeida, os principais benefícios da manutenção preditiva estão:

  • Reduz os custos de manutenção de 50 a 80%;
  • Minimiza falhas nas máquinas de 50 a 60%;
  • Diminui o estoque de sobressalentes de 20 a 30;
  • Encurta horas extras para manutenção de 20 a 50%;
  • Reduz o tempo de parada das máquinas de 50 a 80%;
  • Amplia a vida das máquinas de 20 a 40%;
  • Crescimento de produtividade de 20 a 30%;
  • Aumento dos lucros de 25 a 60%

O estudo observou que a manutenção preditiva traz todos esses benefícios pela antecipação das falhas, além de identificar problemas em máquinas grandes ainda em seus estágios iniciais, e consequentemente, otimiza o processo de produção.

Além disso, ela elimina a necessidade de desmontar e remontar uma máquina para inspeção, maximizando também a sua vida útil.

Quando há algum problema que não pôde ser evitado através manutenção preditiva, a estratégia abordada é a corretiva, visando solucionar o problema de forma mais eficiente o possível.

 

Veja nosso Guia sobre manutenção preditiva!

Guia sobre Manutencao Preditiva

Open

Solicite um Orçamento