A Termografia é uma técnica de inspeção não destrutiva e não invasiva de sensoriamento remoto que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um componente, equipamento ou processo, a partir da radiação infravermelha.
Esse monitoramento é capaz de fornecer dados suficientes para uma análise de tendências. O que o torna uma excelente solução para quem busca resultados exatos e não pode interromper o ciclo de produção de diferentes sistemas e equipamentos.

Fundamentada na manutenção “Preventiva e Preditiva” em diversos segmentos, a Termografia tem como principal característica a fácil visualização e rapidez do serviço, permitindo que em pouco prazo seja feita a inspeção de uma grande quantidade de equipamentos.
Através dessa tecnologia é possível detectar em estágio inicial, processos de falha gerados por anomalias térmicas em um determinado componente antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos.

Aplicação: equipamentos e Sistemas Elétricos, Mecânicos Dinâmicos e estáticos.

Nos sistemas elétricos, a manutenção auxilia na identificação de problemas causados por anomalias térmicas, geralmente causadas por deficiências de contatos em correntes e resistências dos componentes.
Também é muito utilizada em manutenção na área eletroeletrônica para fazer análises de circuitos em geral, quadros de energias de média e baixa tensão, linhas de alta-tensão, subestações, cabines de entrada de energia, instalações elétricas, nobreaks etc.
As perdas de energia são cada vez menos aceitáveis em sistemas de geração e transmissão de energia elétrica. Além de eliminar as perdas, os sistemas que geram ou conduzem energia também devem reduzir as falhas e os prejuízos delas decorrentes.
Essas necessidades têm impulsionado o desenvolvimento de técnicas de inspeção e manutenção preditiva.
Entre alguns dos principais diagnósticos que podemos detectar com a análise termográfica, destacamos alguns problemas mais comuns:

  • Mau contato de alguma fiação;
    • Oxidação dos componentes;
    • Desgaste de algumas peças;
    • Sobrecarga de circuitos.

Já quando utilizada em equipamentos mecânicos dinâmicos, pode diagnosticar deficiências causadas pelo atrito entre peças, evidenciando inadequações ou deficiências na lubrificação ou desalinhamentos de eixos, verificados por meio da medição da temperatura de dispositivos de acoplamento.
Em equipamentos mecânicos estáticos, a termografia é utilizada para a identificação em superfícies de regiões onde há deficiência no isolamento térmico.
Para a indústria mecânica, a manutenção preditiva e a análise termográfica são fundamentais. Pois, a união dessas duas ações pode ajudar na detecção de problemas como:

  • Atrito entre algumas peças
    • Falta de lubrificação
    • Problemas de alinhamento entre os eixos.

Uma das atividades mais difíceis devido as suas particularidades inerentes ao processo da inspeção termográfica são as inspeções em linhas de transmissão
As condições ambientais podem atingir diretamente o diagnóstico como: mudanças climáticas, ventos com velocidade, radiação solar e umidade.
Essas são variáveis que podem ocultar pequenas diferenças térmicas que poderiam ser indicativas de defeito.
O porte estrutural como torres extremamente altas ou localizadas em áreas irregulares ou terrenos de muita vegetação, também podem dificultar o acesso em linhas de transmissão.
Diante das dificuldades expostas acima, as inspeções nas linhas de transmissão são feitas normalmente de duas maneiras:

  • Inspeção Terrestre
    Nesse tipo de inspeção devem ser verificados: o estado geral da linha de transmissão, a estabilidade das bases das estruturas quanto a erosões e desbarrancamentos, a situação dos estais, a situação dos aterramentos (contrapesos), a situação dos acessos até as estruturas, a proximidade da vegetação aos cabos, a possibilidade de queimadas e a possibilidade de invasão da faixa de servidão.
  • Inspeção Aérea
    São verificados nesse tipo de inspeção: o estado geral da linha de transmissão, a integridade das cadeias de isoladores, a verificação de pontos quentes, a integridade dos cabos para-raios, a estabilidade das estruturas, a aproximação da vegetação aos cabos e a possibilidade de queimadas.

A não detecção antecipada de algum problema, provavelmente, resultará numa interrupção de alguma máquina ou equipamento e dependendo do local do problema pode ser uma parada generalizada causando grandes perdas no processo de produção.

Qual o seu diferencial?

A manutenção preditiva através da Termografia é uma grande aliada para a detecção de problemas em suas instalações elétricas em geral e suas vantagens são muitas: aumento de confiabilidade, melhora da qualidade, redução dos custos de manutenção, aumento da vida útil de componentes, equipamentos e instalações, melhora na segurança de processos, equipamentos, instalações e pessoas, minimiza o tempo de parada de máquinas e proporciona ganhos expressivos ao meio ambiente.

Preparamos um simulador para que você possa avaliar e comprovar o diagnóstico da Manutenção Preditiva em sua empresa.
Clique aqui e simule para conhecer a necessidade deste processo.

 

Open

Solicite um Orçamento