Agir com a cabeça ou com as mãos? Essa é uma escolha que os responsáveis pela gestão de manutenção precisam fazer e, sem dúvida alguma, a primeira opção é a ideal, já que oferece muitas vantagens para sua empresa. 

E para você não ter nenhuma dúvida sobre isso, listamos 5 razões para adotar a manutenção preditiva em sua empresa. Confira! 

A manutenção reflete no resultado financeiro da empresa 

De acordo com o Documento Nacional da Abraman – Associação Brasileira e Manutenção e Gestão de Ativos, as indústrias brasileiras investem cerca de 5% de seu faturamento bruto em manutenção. 

Trata-se de um valor relevante, que reflete no resultado financeiro de uma organização, e que é composto principalmente por mão de obra, materiais (como peça de reposição), entre outros itens. 

Na verdade, segundo estudo da instituição, as indústrias distribuem seu orçamento total de manutenção entre as manutenções corretiva, preventiva e preditiva, o que demonstra espaço para um investimento mais inteligente, trabalhando de modo proativo – com antecipação de falhas e quebras, melhorando a produtividade de cada máquina. 

Deduzimos, assim, que investir em manutenção preditiva – utilizando técnicas variadas e modernas para detectar anomalias nos equipamentos, visando a correção antes que resultem em falhas – é a melhor forma de manter as operações e economizar. 

Com um bom planejamento de manutenção é possível evitar a manutenção reativa, não planejada, evitando custos extras que consomem boa parte do orçamento organizacional. 

Conforme informações do Plant Performance Group, divisão da Technology of Energy Corporation, os benefícios relacionados à manutenção preditiva podem ser confirmados pelos percentuais abaixo: 

  • Redução de falhas nas máquinas: 50 a 60% 
  • Redução de estoque sobressalentes: 20 a 30% 
  • Redução de horas extras para manutenção: 20 a 50% 
  • Redução de tempo de parada de máquinas: 50 a 80% 
  • Aumento na vida útil dos equipamentos: 20 a 40% 
  • Aumento de produtividade: 20 a 30% 
  • Aumento dos lucros: 25 a 60% 

 

5 razões para adotar a manutenção preditiva em sua empresa 

Já é possível perceber as muitas vantagens da manutenção preditiva. Por isso, cada vez mais, estar à frente de uma possível pane, configura a melhor prática para manter os ativos em dia, colaborando para resultados financeiros mais positivos.  

Para não deixar nenhuma dúvida sobre esse fato, no entanto, listamos agora 5 razões para adotar a manutenção preditiva em sua rotina organizacional. 

 

  1. Maior produtividade e qualidade

Com um programa de manutenção preditiva, é possível identificar antecipadamente possíveis erros, garantindo maior produtividade e evitando interferência sobre a qualidade final do produto e, ainda, eliminando desperdício de material que não está à altura do padrão estabelecido. 

  1. Redução em manutenção emergencial

Com os ativos sendo monitorados e inspecionados de modo inteligente e constante, evita-se paradas não programadas para corrigir falhas. Essas paradas imprevistas, vale ressaltar, consomem maior tempo para o conserto e é comum que seja preciso comprar peças e outros materiais – e esperar, sabe lá quanto tempo, pela entrega. 

Enquanto aguarda-se essa espera, a máquina fica parada, o que é um grande prejuízo para a empresa. 

  1. Maior vida útil dos ativos

A manutenção preditiva não apenas prolonga a vida útil de todos os componentes de uma máquina, mas também consegue prever o tempo médio de uso para cada ativo.  

Isso oferece à organização maior controle sobre a situação real de cada equipamento, ajudando a ter um melhor controle do estoque. 

Também permite que a empresa se prepare para investir em novas máquinas – no momento certo e com economia! 

  1. Aumento da segurança

Fornecendo dados seguros e atualizados sobre cada equipamento, incluindo desgastes e degradação de peças, a manutenção preditiva colabora para maior segurança de toda a planta, evitando acidentes de trabalho. 

  1. Redução de custos

A junção de todos os benefícios anteriormente citados – maior produtividade e qualidade dos produtos, maior vida útil dos ativos, menores gastos com manutenção emergencial e aumento na segurança – leva-nos a mais uma razão importante para adotar a manutenção preditiva: a redução de custos 

Agora que você já conhece quais os motivos para adotar a manutenção preditiva, fale com nossos especialistas.  

Na MMtec temos um time experiente e apto a oferecer os melhores serviços em manutenção preditiva, garantindo o melhor resultado para sua organização. 

Fale conosco agora mesmo e tenha maior produtividade e qualidade em sua planta, 

Open

Solicite um Orçamento