A vibração mecânica é um movimento que gera oscilações em uma máquina, ou mesmo em seus componentes, em torno de um ponto referencial. Até certo ponto, esse fenômeno é considerado natural para o bom funcionamento do maquinário.
O problema reside na ultrapassagem desse limite tolerável. Daí, então, a alta relevância da análise de vibração como parte elementar na sua gestão de manutenção preditiva.
Quer saber como a análise de vibração pode contribuir com a alta performance dos seus equipamentos? Então, continue com a leitura deste post!
O que pode gerar oscilações na vibração de equipamentos
Em geral, as fontes causadoras da vibração além do natural são:
- Ausência ou lubrificação inadequada;
- Defeito em algum dos rolamentos;
- Desalinhamento;
- Desbalanceamento;
- Eixo empenado;
- Falha em polias e correias;
- Falha elétrica;
- Folgas mecânicas;
- Problemas na engrenagem.
Ou seja, não faltam situações que podem culminar em perda de eficiência do equipamentos e em prejuízos múltiplos à sua empresa se a análise de vibração não estiver alinhada com a sua rotina de manutenção preditiva.
Como funciona a análise de vibração
Na prática, o serviço se dá por meio do uso de medições periódicas de um ou mais parâmetros e a consequente comparação com dados referentes à capacidade de cada elemento da máquina avaliada.
Assim, caso a vibração esteja distante dos parâmetros ideais, com base nas observações realizadas, a sua equipe identifica o momento exato para substituir componentes e avalia a vida útil média de cada um desses elementos com base na manutenção preditiva.
Em geral, o serviço é realizado com a utilização de sensores, estrategicamente posicionados em pontos de suas máquinas e equipamentos para converter a energia mecânica de vibração em sinais elétricos.
Em seguida, esses sinais são analisados e avaliados por especialistas, conferindo um diagnóstico com excelência a respeito dos equipamentos dos quais a produtividade de sua empresa depende tanto.
Como implementar a análise de vibração em sua manutenção preditiva
O primeiro passo para isso é a identificação do maquinário que pode ser avaliado pela análise de vibração e, em seguida, listá-los para que eles entrem na sua rotina de manutenção preditiva.
Em seguida, um levantamento deve ser realizado para conferir um aprofundamento técnico a respeito de todos os elementos presentes no equipamento, como rolamentos, engrenagens, rotação e potência, entre outros.
Isso tudo vai permitir que sua equipe saiba o que analisar, durante o processo, e a obter um histórico registrado do maquinário e também de manutenção anteriores.
Por fim, sua equipe vai estabelecer os pontos de medição, as grandezas a serem mensuradas na análise de vibração e os valores que eles devem se atentar para cada um desses pontos.
Com os dados em mãos, fica mais fácil apontar a periodicidade para uma nova análise de vibração e o que esperar do seu maquinário em eficiência.
Os benefícios em contar com uma análise de vibração em sua empresa
Quando se conta com a análise de vibração como parte da sua gestão de manutenção preditiva, os ganhos se estendem para além da produtividade.
Afinal, os relatórios periódicos gerados a cada análise ajudam no planejamento das empresas, o que consiste em redução no gasto com manutenções emergenciais e corretivas — que, muitas vezes, podem prejudicar outros componentes do equipamento, encarecendo o serviço.
Além disso, sua empresa passa a dispor de uma rotina com mais disponibilidade do seu maquinário e da sua mão de obra, já que as paradas para análises e manutenções serão previamente programadas para não interferir no dia a dia do seu negócio.
Sem falar que isso tudo gera mais confiabilidade operacional, como um todo, garantindo que sua empresa se mantenha no cronograma definido e, assim, capaz de melhorar cada vez mais os seus índices.
Quer saber um pouco mais como a análise de vibração pode fazer parte da rotina de sua empresa, tornando-se parte de sua manutenção preditiva? Entre em contato conosco para elaborarmos uma estratégia capaz de otimizar os resultados de sua empresa!