Cada vez mais empresas estão apostando no controle de manutenção preditiva para cortar custos sem afetar negativamente as operações do dia a dia ou a satisfação do seu cliente. Se você ainda não apostou nessa solução, siga na leitura e descubra porque deve começar já a programar uma manutenção preditiva em sua empresa.

Objetivo da manutenção preditiva

O controle de manutenção preditiva tem como função básica antecipar e contornar qualquer possível problema que impeça o bom funcionamento de seu maquinário. É um processo de verificação que deve ser visto como um complemento de qualquer rotina de manutenção: analisar qualquer mau funcionamento, ruído anormal, vibração, superaquecimento durante o funcionamento regular da máquina. Dessa forma é possível determinar, antecipadamente, a necessidade de manutenção em uma peça específica da máquina. Consequentemente, você protege a sua produção, seus prazos e a qualidade do seu produto ao evitar que o equipamento seja levado às pressas para reparos. Quando sua empresa faz a prevenção de quebras e evita a necessidade de consertos emergenciais, que custam mais caro e dão mais trabalho, consegue manter o orçamento sob controle mais facilmente.

Custo X investimento: o segredo da manutenção preditiva

Organizações inteligentes sabem que a manutenção é um item fundamental para o bom andamento da produção – e a boa saúde dos negócios. A manutenção no geral deixou de ser vista apenas uma despesa e passou a ser integrada dentro do ciclo de negócios. Dessa forma é possível garantir a previsibilidade, o crescimento e aumentar a qualidade global das operações. E a manutenção preditiva é deve ser um item primordial do seu orçamento anual. Infelizmente muitas empresas ainda tentam cortar custos nesta área, acreditando que podem economizar dinheiro, ao ignorar a manutenção programada ocasional. Ou tornando a manutenção programada menos regular.

O custo de manutenções não programadas vai além do prejuízo financeiro

Isto, a longo prazo, pode resultar em custos fora do controle, uma vez que equipamentos dispendiosos e outros ativos começam a trabalhar muito abaixo do seu nível máximo de desempenho, prejudicando a qualidade do seu produto. Se sua empresa não possuir um caixa emergencial disponível para reparos emergenciais, seu maquinário vai ficar parado aguardando reparo. E isso vai prejudicar seus prazos e a relação com seus clientes. Esse cenário tende a piorar, caso seja necessário fazer uma substituição muito mais cedo do que o programado. É justamente essa capacidade de manter o controle sob o orçamento e o padrão de qualidade de sua empresa que posiciona o controle de manutenção preditiva como uma excelente ferramenta para cortar custos.

Como a manutenção preditiva pode contribuir para o sucesso dos seus negócios

As soluções de manutenção preditiva realizam análises em tempo real dos dados atuais e de eventos já disponíveis:

  • Tipo de equipamento;
  • Número de dias em operação;
  • Tensão de operação;
  • Período desde a última jornada;
  • Período até a próxima jornada;
  • Histórico de falhas;
  • Custos de manutenção preditiva e não planejada;
  • Análise de peças;
  • Demais dados.

Usando técnicas e estatísticas de mineração de dados, as soluções de manutenção preditiva podem detectar pequenas anomalias e padrões de falhas. E, com isso, identificar quais ativos e processos operacionais estão em maior risco de falha. O controle de manutenção preditiva também ajuda a identificar variáveis ​​primárias como parte do processo de análise de causa raiz. Com informações adicionais sobre o desempenho dos ativos e a qualidade do produto, sua empresa pode:

  • Reduzir os problemas de qualidade do produto que criam atrasos nos cronogramas de produção;
  • Otimizar o inventário de peças de reposição para reduzir os custos de estoques;
  • Prever reivindicações de garantia para melhorar a satisfação do cliente;
  • Melhorar o planejamento de vendas e operações para reduzir custos operacionais;
  • Informar as equipes de planejamento e orçamento sobre os próximos problemas antes de ocorrer uma falha ou outro evento dispendioso.

O controle de manutenção preditiva é de fato uma poderosa ferramenta para quem busca cortar custos em sua empresa. E a MMtec pode ser sua parceira nessa missão!

Baixe nosso e-book Guia de Manutenção Preditiva!

Como escolher o Fornecedor certo para sua Manutencao Preditiva

Como escolher o Fornecedor certo para sua Manutencao Preditiva

Open

Solicite um Orçamento