A manutenção preditiva tem a vantagem de poder identificar várias falhas nos equipamentos e uma delas é a falha de engrenamento. Existe 5 tipos de falhas de engrenamento veja os exemplos a seguir.
DESGASTE NOS DENTES
A indicação chave de desgaste nos dentes é a excitação da freqüência natural da engrenagem juntamente com bandas laterais espaçadas com a freqüência de rotação da engrenagem danificada.
SOBRECARGA NOS DENTES
A GMF é freqüentemente muito sensível a carga. Altas amplitudes de GMF não indicam necessariamente problemas, particularmente se as freqüências das bandas laterais ficarem em níveis baixos e não excitarem as freqüências naturais das engrenagens. Cada análise deve ser executada com o sistema operando em sua máxima carga de trabalho.
EXCENTRICIDADE DA ENGRENAGEM E FOLGA
Altas amplitudes de bandas laterais ao redor da GMF freqüentemente sugerem excentricidade, folgas ou eixos não paralelos que admitem a rotação de uma engrenagem modular na frequência de rotação da outra. A engrenagem com problemas é indicada por espaçamento das frequências de bandas laterais.
DESALINHAMENTO DAS ENGRENAGENS
O desalinhamento das engrenagens quase sempre excita a segunda ordem ou altos harmônicos da GMF com bandas laterais da freqüência de rotação. Freqüentemente apresentará somente amplitude 1 x GMF, mas altos níveis a 2x ou 3x GMF. É importante determinar a Fmax para registrar pelo menos o segundo harmônico da GMF se o transdutor e o sistema tiverem capacidade.
TRINCA OU QUEBRA DO DENTE
Uma trinca ou quebra do dente irá gerar uma amplitude a 1Xrpm da engrenagem além de excitar a frequência natural da engrenagem com bandas laterais na frequência de rotação. Isto é melhor detectado na forma de onda que irá apresentar um pronunciado pico toda vez que o dente quebrado tenta engrenar. O tempo entre impactos “D” corresponderá a 1/rpm da engrenagem com problema.