Controlar os gastos e estimular a produção são duas das principais preocupações das empresas ligadas ao setor produtivo. Orçamento e produtividade são dois tópicos que, não raramente, estão presentes nas discussões e tomadas de decisão por parte dos gestores.

E é na hora que é preciso definir prioridades para destinar a verba que o debate aparece. É preciso realmente investir nisso? O gasto não vai onerar as finanças da empresa? Qual o retorno que se pode ter em curto prazo?

Dúvidas como essa rondam a cabeça dos gestores. Em primeiro lugar, é preciso entender que manutenção gera lucro. Sim. Estabelecer rotinas sazonais de manutenção permite que a empresa diminua gastos com troca e reposição de peças, uma vez que todo o sistema é inspecionado com frequência, seguindo um plano previamente estabelecido – confira nosso checklist, elaborado para aprimorar os cuidados com os equipamentos.

A economia também está refletida no desempenho do maquinário, que melhor conservado, pode ter sua capacidade explorada ao máximo. Isto posto, fica mais fácil estabelecer metas para escalar a produção e aumentar os lucros.

Companhias em todo o mundo já descobriram isso e têm investido frequentemente com suporte especializado e manutenção. Siga na leitura e descubra as vantagens de investir em manutenção preditiva e como a manutenção pode gerar lucros para seus negócios.

Veja as vantagens de investir em manutenção preditiva!

Investir na manutenção preditiva é priorizar a redução de gastos a médio e longo prazo. Isso porque, ao trabalhar arduamente na inspeção de problemas, investindo em tecnologia e suporte especializado, você previne eventuais falhas que possam comprometer o sistema como um todo – o que representaria gastos infinitamente maiores.

Diante de novos volumes de processamento, e um mercado ainda mais competitivo, cuidar do maquinário é cuidar da sua fonte de renda. Abaixo vamos elencar algumas vantagens de se investir em uma rotina de manutenção preditiva.

Esperamos, com isso, ajudar você a entender que reservar recursos para a manutenção preditiva vale cada centavo!

Aumento da vida útil dos equipamentos

Prevenir é melhor do que remediar, já diria o ditado. Ao inspecionar e monitorar continuamente o funcionamento das máquinas, é possível agir de forma a aplicar a manutenção do equipamento evitando a quebra.

Além de representar grande economia, a manutenção preditiva conserva o bom funcionamento do equipamento, elevando seu potencial produtivo ao máximo e ampliando seu prazo de vida útil.

Retorno sobre o investimento garantido!

A longo prazo, uma manutenção preditiva é um compromisso pontual que pode gerar grandes recompensas. Ao se manter atualizado sobre as práticas de uso recomendadas do seu equipamento, atento a uma manutenção regular, é possível diminuir o tempo de inatividade.

Com isso, as máquinas passam a produzir mais, gerando retorno à empresa. Em vez de se surpreender com uma quebra, é melhor agir na manutenção da estrutura.

Essas e outras economias pesam no retorno sobre o investimento, que acaba sendo positivo no médio e longo prazo. Por isso dizemos que manutenção gera lucro!

Estímulo à produtividade

Uma vez que as máquinas trabalham no seu auge a maior parte do tempo, é possível estabelecer rotinas de trabalho que privilegiem mais a produção sem se preocupar com eventuais quebras.

Efetuar consertos de ocasião também faz parte do processo, mas se prevenir quanto a quebras a partir de uma rotina de inspeção, manutenção e cuidados é o melhor investimento!

Mais segurança no dia a dia do trabalho

Além do fato de que manutenção gera lucro, no aspecto financeiro que tange tanto o maior volume de produção quanto à troca ou reposição de peças, a manutenção preditiva gera também maior segurança no trabalho.

A lida diária no ambiente industrial envolve uma série de riscos ligados à manipulação das máquinas. E eventualmente quebras ou falhas em engrenagens podem custar o bem-estar e a saúde de funcionários e colaboradores.

Mais um motivo para investir em uma rotina de manutenção preditiva, já que além de atentar contra a saúde do trabalhador, qualquer acidente no ambiente de trabalho pode resultar em perdas graves em termos humanos, financeiros e de reputação. Mais segurança, de equipamentos e de pessoas é mais uma prova de que manutenção gera lucro!

A MMTec está no mercado há mais de 15 anos oferecendo soluções para otimizar os processos industriais. Atuamos em diversos segmentos e apostamos no treinamento e capacitação contínua de nossos profissionais.

Quer conhecer mais sobre as técnicas de manutenção preditiva e seus benefícios? Consulte um de nossos especialistas. Ele poderá orientar quanto às melhores práticas que vão mostrar que manutenção gera lucro – e e evita muitos problemas

Open

Solicite um Orçamento