A técnica de manutenção preditiva pode ser resumida, em linhas gerais, como um conjunto de práticas especiais baseado em técnicas como análise termográfica, análise de vibrações, medição de espessuras, entre outros. Adotar esse tipo de manutenção é um investimento, seja para indústrias ou quando tratamos de manutenção em condomínios.
A manutenção preditiva envolve toda uma rotina de monitoramento, inspeção e análise das estruturas e equipamentos com a finalidade de prever falhas e detectar mudanças de comportamento no funcionamento que podem resultar em quebra ou prejuízos.
Toda a rotina de trabalho está baseada na organização de tarefas de manutenção com antecedência, maximizando a vida útil de equipamentos, diminuindo gastos com manutenção corretiva e reduzindo o impacto dos procedimentos preventivos no resultado da operação.
Em se tratando de manutenção preditiva para condomínios, qualquer custo deve ser encarado como investimento na hora da implantação das estratégias, uma vez que lidar com perdas e substituições de equipamentos, como um elevador, pode ser não só mais oneroso como mais arriscado.
Quais as manutenções que não podem faltar em condomínios?
Sabemos que, via de regra, não existe uma cartilha para orientar a manutenção de condomínios. Cada um tem características e necessidades próprias que devem ser consideradas na hora de se estipular um plano de manutenção.
No entanto, vamos listar alguns exemplos de manutenção que devem ser recorrentes no dia a dia de um condomínio. Tratam-se de precauções que não podem faltar durante a gestão do síndico.
Sistema de Gás
A maior parte dos condomínios recorre ao sistema de gás encanado proveniente da rua. Não só a instalação central do condomínio como todas as adjacentes nos apartamentos devem ser revisadas com periodicidade para prevenir qualquer problema.
Vazamentos de gás são problemas seríssimos que, além de onerar a conta, podem causar prejuízos graves como incêndios.
Painéis Elétricos e Transformadores
Assim como o gás, a eletricidade é outro aspecto que deve deter a atenção da administração do condomínio. Isso por que a rede de eletricidade e os transformadores também tem alto potencial inflamável quando não revisados constantemente.
Atentar-se aos transformadores, painéis e linhas de transmissão de energia é fundamental para a prevenção contra incêndios. Através da Termografia torna-se possível um diagnóstico preciso. A análise da radiação infravermelha permite detectar regiões da instalação em que a temperatura esteja mais elevada em comparação a um padrão pré determinado.
Elevadores
São de longe uma das estruturas mais funcionais nos condomínios. Os elevadores têm papel fundamental no dia a dia, seja para o transporte de moradores entre os andares ou para transportar móveis e mercadorias.
Um descuido, porém, pode custar caro. Os acidentes com elevador geralmente provocam vítimas fatais, sobretudo em se tratando dos novos arranha céus que tem se espalhado pelas metrópoles.
Por isso, manter a manutenção em dia é essencial para a segurança de todos os moradores e usuários dos elevadores. Instalações antigas, sobretudo, podem precisar de uma atenção especial por conta da falta de revisão.
Captação e Escoamento da Água
Intempéries climáticas nem sempre são previstas. Ainda mais com as mudanças que enfrentamos atualmente, às vezes uma ventania ou chuva forte nos pega desprevenido.
Condomínios que investem na captação de água da chuva para reuso precisam se certificar de que as instalações comportam o volume de chuva. Caso contrário, modificações são necessárias para o bom proveito da estrutura de reuso.
O escoamento também é um fator importante, sobretudo nos espaços comuns de convivência do condomínio. Trabalhar para manter as instalações livres de alagamentos é essencial para garantir a segurança dos condôminos e também do patrimônio que está em jogo.
Geradores
Tão essencial quanto os elevadores são os geradores dentro dos condomínios. São eles que fazem tudo funcionar independente de uma queda de energia.
Portanto, a manutenção dos geradores deve acontecer em consonância com a revisão dos quadros elétricos, linhas de transmissão e transformadores. Desta forma é possível se manter resguardado com relação a qualquer apagão que possa acontecer.
Tal qual o caso dos painéis elétricos, nos gerados também utilizamos a Termografia como forma de inspecionar o funcionamento. Além disso, a Análise de Vibrações também é uma maneira de monitorar a atividade das engrenagens do motor e, assim, explorar o melhor que o equipamento tem a oferecer.
Estratégias de manutenção preditiva são fundamentais para garantir o bom funcionamento das estruturas e equipamentos de um condomínio – mas para dar tudo certo, é essencial saber escolher o parceiro ideal.
Além de garantirem a plena atividade, agir com precaução na hora de fazer a manutenção também reduz os custos, aumenta a vida útil dos equipamentos e garante a segurança dos usuários.