Em tempos de orçamentos enxutos, a manutenção preditiva pode ser uma ferramenta ainda mais essencial para o seu orçamento empresarial.
Seus benefícios impactam sua empresa em praticamente todas as áreas. Isso porque a prática constante deste processo amplia a produtividade, garante o controle dos custos e a segurança das operações, aumenta a qualidade da entrega e torna seu produto ainda mais competitivo no mercado.
Há muitas questões envolvidas na decisão de iniciar ou não uma manutenção preditiva.
E muitos empresários, diretores e chefes de manutenção ainda têm dúvida sobre como calcular os custos de uma manutenção preditiva – e é isso que este artigo pretende responder.
Minimizar a variabilidade, ampliar a qualidade
A manutenção preditiva permite que sua empresa monitore eficazmente seus recursos e produtos de produção.
Os benefícios são sobrados:
- Previsão das necessidades de manutenção, evitando possíveis falhas;
- Manutenção da consistência durante a produção, gerando aumento da produtividade e da qualidade do produto.
A manutenção preditiva combina dados com o uso das máquinas para ajudá-lo a criar e manter equipamentos confiáveis e de alta qualidade.
A coleta frequente de informações ajuda a entender comportamentos. Com esses insights, é possível identificar o perfil de cada máquina em condições normais de funcionamento e visualizar e identificar qualquer histórico de falhas.
Quando se soma esse ponto à aprendizagem da máquina, você pode reconhecer os testes padrões que permitem que antecipar exatamente quando intervir antes que uma máquina falhe.
A adoção da manutenção preditiva permite aplicar a inteligência operacional para reduzir custos de manutenção, planejar eventos de serviço e reduzir o tempo de inatividade em suas operações de fabricação.
Os resultados são visíveis: mais controle do orçamento, mais qualidade nas entregas, mais satisfação do cliente, mais produtividade e agilidade, mais faturamento.
Vantagens econômicas da manutenção preditiva para sua empresa
O objetivo dos profissionais de manutenção é garantir que seus equipamentos desempenhem sua função de forma altamente eficaz.
Não manter a manutenção preditiva e uma análise de óleo em suas máquinas pode ter um valor alto para sua empresa:
- Aumento de interrupções (tempo de inatividade);
- Custos inesperados de manutenção, desequilibrando o orçamento da empresa;
- Impactos negativos sobre a segurança e a saúde dos funcionários, assim como do meio ambiente;
- Queda na qualidade do produto e das entregas.
A importância da análise de óleo
Considerada uma das mais importantes vertentes da manutenção preditiva, a análise de óleo pode ser decisiva para a saúde de sua empresa.
O processo envolve um estudo aprofundado dos óleos lubrificantes utilizados no maquinário de sua planta industrial.
A adoção desse método dentro do cronograma de manutenção de sua empresa proporciona mais organização e assertividades a cada inspeção.
Isso ocorre porque as informações captadas a cada monitoramento e inspeção realizados podem ajudar a antecipar possíveis falhas ou avarias em um equipamento, permitindo corrigir sem maiores prejuízos para a rotina de produção.
A análise de óleo também contribui para identificar qualquer possível contaminação dos fluidos por água ou combustível, presença de partículas em suspensão, provenientes de desgaste natural.
Ela também permite calcular de forma precisa o status de cada propriedade do lubrificante, como:
- Densidade,
- Teor de água,
- Viscosidade,
- Ferrografia,
- Basicidade,
- Acidez.
O custo de não fazer esse tipo de manutenção é correr o risco de que algum componente dos equipamentos entre em colapso, levando à parada (parcial ou completa) , custos não programados e uma série de impactos negativos em toda a cadeia de produção.
Se você quer reduzir custos em sua empresa neste próximo semestre do ano, a Manutenção Preditiva MMtec é a solução sob medida para a questão.