Em um tempo de grande concorrência e dinamismo do mercado, é essencial entender que cada parte atrelada ao processo tem importância fundamental. E, por isso, prezar pela harmonia e o pleno funcionamento das estruturas é a garantia de que o trabalho será bem feito. 

Nesse cenário, é essencial considerar a inspeção das correntes transportadoras. Isso porque podemos pensar que, assim como as veias do nosso corpo, as esteiras e correntes transportadoras são os vasos que escoam a produção da indústria. É por meio dessas estruturas que se movem objetos dentro do ambiente da fábrica. 

Seja indústria automotiva, têxtil ou alimentícia, praticamente todas organizações fazem uso das correntes transportadoras. É, de fato, um dos equipamentos mais utilizados entre todos os tipos de indústria e, exatamente por isso, será o tema deste artigo. Acompanhe e saiba mais! 

Quais as falhas mais comuns em esteiras transportadoras? 

Como se trata de uma estrutura usada frequentemente, as esteiras transportadoras podem sofrer grande abalo no funcionamento em razão do desgaste. 

Os problemas podem ser decorrentes de longos períodos de funcionamento, do tipo e peso dos objetos carregados e, claro, do seu atual estado de manutenção – sem contar a forma como é utilizada e se existe uma preocupação constante om sua conservação, por parte de todos os envolvidos no processo. Estruturas precárias tendem a apresentar problemas com maior facilidade. 

Entre trepidações, ruídos e entraves, os problemas mais comuns são: falta de manutenção das estruturas, quebras constantes, dimensionamento mal calculado com base no objeto a ser transportado, falta de componentes para substituição, entre outros. 

Em função de todos esses itens já mencionados, a manutenção preditiva de correntes transportadoras é essencial! 

Como identificar problemas com as correntes transportadoras? 

O mau funcionamento de uma esteira é perceptível. Veja a seguir alguns indícios de que sua esteira transportadora pode estar com problemas. 

  • Exposição do pino ou vareta em razão do desgaste na dobradiça da corrente; 
  • Problemas com engrenagem provocados pelo excesso de alongamento; 
  • Desgaste na superfície da esteira, dificultando o transporte de produtos; 
  • Redução de 50% na espessura das placas em comparação a uma esteira nova; 
  • Quebras frequentes; 
  • Necessidade de aumentar a lubrificação para a realização do trabalho 

Uma providência muito importante para identificar, com antecedência, problemas relacionados à esteira, é investir no treinamento e na formação dos profissionais. 

Com operadores conscientes, a percepção do defeito e a sinalização aos responsáveis acontece num curto espaço de tempo, o que contribui para conservar o ritmo de produção do setor. 

No entanto, incluir esse item no planejamento de manutenção é a estratégia mais inteligente a ser feita. Isso porque, cuidados frequentes – mediante os critérios definidos pelos responsáveis da manutenção -, vão ajudar a impedir acontecimentos graves e, como consequência, evitar interrupções e quebras definitivas, que onerem ainda mais o caixa da empresa e provoquem a parada dos trabalhos. 

Manutenção Preditiva  e a inspeção em correias transportadoras 

Um bem tão valioso e importante para a produção precisa ser bem cuidado. Então, atenção aos itens fundamentais para inspeção das correntes transportadoras, que são:  

  • Alinhamento da correia;  
  • Estado da cobertura e emendas da correia;  
  • Estiramento da correia;  
  • Situação dos roletes, limpadores, rapadores e tambores;  
  • Estado das guias de material e chutes, para evitar vazamentos. 

Fazendo uso de manutenção preditiva é possível, por exemplo, monitorar falhas com ultrassom nos tapetes com análise de vibração, da frequência e temperatura nos acionamentos – entre outros componentes desse equipamento essencial.   

Se você precisa realizar a manutenção ou trocar as correntes transportadoras, contate uma empresa com mão de obra especializada neste tipo de trabalho.  

MMTec conta com especialistas que vão te ajudar a detectar, analisar e encontrar a melhor solução para que esses ativos estejam sempre em pleno funcionamento. Além de ser especializada em manutenção industrial, também é representante de uma das maiores empresas de correntes transportadoras.  

Fale agora mesmo com nossos especialistas e garanta toda a qualidade e segurança que sua empresa necessita! 

Open

Solicite um Orçamento