Muitas empresas ainda se perguntam se a aplicação da manutenção preditiva no agronegócio é de fato um bom negócio. Se você deseja uma resposta rápida, podemos dizer já: sim – este é, de fato, um bom investimento para qualquer setor nos dias atuais. 

Mas se você quer ir mais a fundo na questão, este artigo foi feito para você: aqui veremos como uma das formas mais avançadas de manutenção se aplica a uma indústria bastante tradicional, como é o agronegócio. 

O que é manutenção preditiva? 

Considerada uma das estratégias de manutenção mais avançadas tecnologicamente disponíveis até o momento, ela permite à sua empresa determinar os requisitos de manutenção de acordo com a condição do ativo – ao invés de realizar tarefas de manutenção de acordo com uma programação baseada no tempo ou no uso, como é o caso dos programas tradicionais. 

Isso reduz ou até elimina o risco de desestabilizar seu orçamento com emergências e máquinas paradas, ajuda a ampliar a vida útil do seu equipamento e confere mais segurança às suas operações gerais e segurança. 

Dica: leia nosso Guia sobre Manutenção Preditiva e tenha mais detalhes sobre essa prática que gera maior vida útil aos equipamentos. 

Como a manutenção preditiva funciona 

Sua aplicação envolve técnicas avançadas que permitem realizar a análise de vibração e de trincas, a medição de espessuras e temperatura – Termografia, fazendo a instalação de sensores e medição de dispositivos nos principais ativos de sua empresa. Esses dispositivos coletam dados sobre a condição e o desempenho geral do equipamento ou instalação selecionada.  

Em uma planta tradicional, por exemplo, a análise vibracional pode detectar níveis incomuns de vibração em equipamentos rotativos. Assim, o pessoal de manutenção pode inspecionar e fazer o reparo da máquina conforme for necessário, evitando interrupção na produção. 

Redução de custos e outros benefícios da manutenção preditiva no agronegócio 

Um dos fatores que diferenciam a manutenção preditiva é sua capacidade de obter e analisar grandes quantidades de dados. Ao aplicar a manutenção preditiva no agronegócio, a análise pode ir além das máquinas e ativos, englobando até mesmo as condições gerais da fazenda ou das instalações maiores.  

Listamos a seguir algumas das principais vantagens de implementar esse método de manutenção em operações do setor. Acompanhe:   

  1. Aumento da produtividade

Especialistas apontam que a demanda global por alimentos deve atingir níveis excepcionalmente altos – algo entre 50 a 70% até 2050. Para acompanhar essa procura, os produtores de alimentos vão precisar usar todos os recursos possíveis para maximizar a produtividade e a manutenção preditiva contribui estrategicamente neste processo.   

  1. Operações ambientalmente mais sustentáveis

Umas das grandes vantagens de adotar uma estratégia de manutenção preditiva no agronegócio é a oportunidade de operar de forma mais sustentável 

As mudanças climáticas e a deterioração ambiental representam sérias ameaças à agricultura – mas uma abordagem preditiva permite maios sustentabilidade, evitando desperdício de recursos, ao mesmo tempo que proporciona práticas de trabalho mais eficientes.  

  1. Maior vida útil dos equipamentos essenciais ao agronegócio

A técnica conhecida como agricultura de precisão envolve o uso de sondas e sensores de solo em toda a fazenda.  

Esses pontos de dados são usados juntamente com dados externos de canais meteorológicos locais e conselhos coletivos de outros agricultores. Usando tratores equipados com GPS, os agricultores podem circular pela fazenda com informações precisas sobre suas zonas específicas. Com todos os dados disponíveis, eles podem alocar tempo e recursos, como fertilizantes e água, de forma mais eficiente.  

Por conta de toda a tecnologia envolvida, estes equipamentos podem possuir peças mais frágeis e com custos maiores de reparo. Ao aplicar a manutenção preditiva no agronegócio, os produtores podem otimizar seus investimentos através da ampliação da vida útil de seus equipamentos.   

  1. Oportunidades para redução de custos

Conforme fica demonstrado nos itens anteriormente mencionados, a manutenção preditiva no agronegócio permite reduzir custos, já que aumenta o tempo de uso dos equipamentos, evita interrupções na produção e promove condições plenas de funcionamento do maquinário. Assim, torna-se, sem a menor dúvida, um ótimo investimento   

Esse ganho pode ser ainda maior quando sua empresa conta com especialistas no setor, capazes de planejar uma estratégia preditiva com resultados expressivos. 

Neste ponto, a MMtec é referência no setor: são quase 20 anos de experiência em manutenção e programas de melhorias em projetos industriais, sempre atuante em diversos setores produtivos da cadeia industrial brasileira.  

Fale hoje mesmo com os especialistas MMtec e veja na prática os benefícios de aplicar a manutenção preditiva no agronegócio e em sua empresa. 

 

Open

Solicite um Orçamento