O OEE na manutenção é usado para medir a eficiência global dos equipamentos.  A sigla é proveniente do termo Overall Equipment Effectiveness (OEE), que pode ser traduzido de forma livre como ”eficácia geral dos equipamentos”.  

Tendo como objetivo o controle do desempenho das máquinas, o método surgiu no início da década de 70, sendo criado pelo Japan Institute of Plant Maintenance, em conjunto com o conceito de Manutenção Produtiva Total, popularizado pelo sistema Toyota de Produção. 

Ele é aplicado por profissionais da manutenção para responder questões como: 

  • Quantos produtos produzidos não foram motivo de reclamação dos clientes ou não apresentaram falhas ou perdas? 

Como podemos notar, o OEE é um importante indicador de manutenção levando à melhoria contínua da produtividade. Por isso, ele é tema deste nosso artigo. 

Calculando o Overall Equipment Effectiveness – OEE na manutenção 

Medindo a eficiência global das máquinas, o OEE na manutenção é a melhor métrica para identificar perdas e melhorar a produtividade. Em outras palavras, esse método elimina o desperdício. 

Para calcular a eficiência é necessário conhecer 3 fatores importantíssimos, a disponibilidade, performance e qualidade. 

Disponibilidade  

Este primeiro fator tem a função de medir as perdas geradas pelo fato do equipamento não estar produzindo, bem como revelar quais as causas para isso. Por exemplo: como falta de operador, defeitos mecânicos ou elétricos, etc. 

Para calcular a disponibilidade, vamos considerar um dia inteiro em minutos: 24h x 60 min = 1.440 minutos de tempo total.  

Se nesse período for necessário trocar 6 bobinas, cada troca demorando em torno de 10 minutos, chegamos a 60 minutos. Assim, o tempo total do dia será reduzido em 60 minutos: 1.440 minutos – 60 minutos = 1.380 minutos. 

Durante a operação podem ocorrer outros eventos que fazem com que as máquinas fiquem paradas, reduzindo o tempo disponível 

Vamos supor, uma manutenção corretiva com parada de 45 minutos, o que reduziria ainda mais o tempo disponível: 1380 minutos – 45 minutos = 1335 minutos. 

Desse modo, sendo o índice de disponibilidade calculado pela razão entre o tempo produzido e o tempo programado, multiplicado por 100, o índice de disponibilidade é de 92,7% – veja o cálculo:  

(1335 / 1440) x 100 = 92,7%  

OEE na manutenção: calculando a performance  

Mede e analisa as perdas geradas por não se estar produzindo na velocidade máxima do equipamento. 

Vamos considerar uma máquina que gera 50 pacotes por minuto em um tempo produzido de 1.335 minutos/dia. Em teoria sua produção é de 66.750 pacotes por dia.  

No entanto, se a produção real da máquina foi de 56.800 pacotes, repete-se a fórmula anterior e temos 85,09% do índice de performance. 

 (56.800 / 66.750) x 100 = 85,09% 

Qualidade 

Indicador responsável por medir as perdas geradas pela produção de itens que não têm a qualidade necessária para ser entregue ao cliente. 

Nesse fator, são considerados a porcentagem de peças com determinados defeitos e imperfeições identificadas no controle de qualidade. Por exemplo, se tem uma porcentagem de 1,5% de peças com sobrepeso, perdas de 0,35% e solda aberta em 0,65%, o índice de qualidade é medido da seguinte forma:  

100 – 1,5 – 0,35 – 0,65 = 97% 

Após chegarmos a esses três percentuais, podemos calcular o OEE na manutenção. Seu resultado é obtido a partir da multiplicação dos índices obtidos nos 3 fatores tratados anteriormente:  

OEE na manutenção = Disponibilidade x Performance x Qualidade 

Ao aplicar os valores dos exemplos acima, temos:  

OEE = 0,927 x 0,8509 x 0,9700 = 80,58% 

No exemplo, temos um índice abaixo de 85%, que é considerado o mínimo ideal. Ou seja, com esse número (80,58%), seria preciso buscar meios de melhorar o desempenho dos equipamentos. 

E uma das formas é contar com o apoio de especialistas em manutenção industrial, como a MMtec. 

Em busca de excelência na manutenção industrial? Conte com a MMtec! 

Aplicar o OEE na manutenção é uma forma confiável de identificar problemas com os equipamentos e buscar meios de obter o desempenho máximo de cada máquina. 

Assim sendo, mais do que obter os índices de performance, é essencial contar com profissionais especializados e aptos a cuidar da planta industrial de forma segura e eficiente. 

 Para isso, tenha ao seu lado uma empresa parceira qualificada como a MMtec. São mais de 20 anos de atuação, realizando manutenção preditiva e corretiva e elevando o nível de eficiência, economia e qualidade na gestão industrial de seus clientes.  

Atuando com equipamentos de ponta e profissionais qualificados, a MMtec possui a bagagem necessária para ajudar sua empresa a se destacar no mercado. 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da manutenção industrial. Para começar, confira os artigos: 

 

LGPD na manutenção industrial: o que você precisa saber 

Manutenção preditiva eleva qualidade final dos produtos 

Open

Solicite um Orçamento