Você sabe por que adotar a manutenção preditiva pode fazer a diferença em sua indústria?  

No geral, as empresas ficam na dúvida entre três tipos de manutenção: a corretiva, a preventiva e a preditiva. No entanto, a manutenção preditiva se destaca como uma estratégia proativa e eficiente 

Se você quer entender melhor – e como se aplica na prática, este artigo é para você. Nele, vamos explorar os motivos pelos quais adotar a manutenção preditiva é sempre um investimento altamente vantajoso para as empresas. Boa leitura! 

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

Existem diversos tipos de manutenção dentro do setor industrial. Mas três deles se destacam: 

Manutenção Corretiva

Executada após a ocorrência de uma falha ou problema no equipamento. Ela é reativa, ou seja, a intervenção ocorre somente quando o equipamento já está inoperante ou apresentando algum mau funcionamento.  

Então, esse tipo de manutenção possui desvantagens, como: 

  • Paradas não programadas; 
  • Aumento dos custos de reparo; 
  • Possíveis perdas na produção devido ao tempo de inatividade do equipamento. 

Manutenção Preventiva

Baseada em intervenções planejadas e periódicas nos equipamentos, independentemente de estarem apresentando falhas.  

Por isso, esse tipo de manutenção é realizado de acordo com um cronograma pré-estabelecido, com base no tempo ou em ciclos de operação.  

O principal objetivo é evitar a ocorrência de falhas inesperadas por meio da substituição de peças, lubrificação, ajustes e inspeções regulares.  

Porém, nessa estratégia, existe a possibilidade de, no dia programado, haver peças ainda em boas condições de uso. 

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é considerada uma abordagem mais avançada, por ser proativa e reduzir custos a médio prazo. 

Ela se baseia na análise de dados e no monitoramento contínuo do desempenho dos equipamentos. Ao adotar a manutenção preditiva, é possível contar com tecnologias como: 

  • Análise de vibração e trincas; 
  • Termografia e análise de vibração; 
  • Inspeção NR-13 e outras técnicas avançadas. 

 

Assim, seu objetivo é identificar sinais precoces de degradação ou falha nos equipamentos antes que ocorra um problema.  

Isso permite intervenções precisas, planejadas e no momento certo, resultando em menor tempo de inatividade, redução de custos operacionais e prolongamento da vida útil dos equipamentos. 

Por que adotar a Manutenção Preditiva?

Como você pode ver no tópico anterior, abordagens como a manutenção reativa ou programada, podem ser caras e ineficientes. Além de, muitas vezes, resultar em tempo de inatividade e reparos inesperados.  

Já a manutenção preditiva, por outro lado, usa dados e análises em tempo real para prever quando a manutenção é necessária. Isso proporciona uma série de benefícios, como: 

Aumento da disponibilidade de equipamentos

Ao prever potenciais falhas ou quebras, a manutenção preditiva permite que os reparos sejam agendados durante períodos de baixa atividade ou em intervalos programados. 

Então, ao adotar a manutenção preditiva, você evita interrupções inesperadas na produção. Isso contribui para a maximização do tempo de operação dos equipamentos e, consequentemente, para uma maior disponibilidade de produção. 

Redução de custos operacionais

A manutenção preditiva permite a identificação precoce de problemas nos equipamentos, possibilitando intervenções precisas no momento certo.  

Dessa forma, é possível minimizar a necessidade de reparos emergenciais e reduzir custos associados a paradas não programadas, peças sobressalentes desnecessárias e horas extras de trabalho. 

Prolongamento da vida útil dos equipamentos

A detecção de problemas antecipadamente permite a correção antes que se tornem críticos, prolongando a vida útil dos equipamentos.  

Com isso, fica mais fácil evitar desgastes excessivos ou prematuros de peças e componentes, mantendo a eficiência operacional por mais tempo. 

Melhoria na segurança

A identificação antecipada de falhas potenciais contribui para a prevenção de acidentes, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro.  

Quando sua empresa opta por adotar a manutenção preditiva, pode mitigar riscos para os trabalhadores, para a segurança das instalações, para o meio ambiente e até para sua imagem no mercado. 

Competitividade no mercado e satisfação do cliente

Com equipamentos confiáveis e alta disponibilidade operacional, sua indústria pode atender melhor às demandas dos clientes, cumprir prazos e garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

O resultado é que, ao adotar a manutenção preditiva, você garante a fidelização dos clientes e uma maior competitividade no mercado. 

Conformidade com normas e regulamentos

Ao manter os equipamentos em condições ideais, a manutenção preditiva ajuda as empresas a cumprirem normas e regulamentos vigentes. 

Isso garante os padrões de qualidade, além de evitar multas, interdições e problemas legais. 

Conheça a MMtec: especialista em Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é mais do que uma estratégia: é um investimento inteligente que traz retornos positivos e tangíveis para empresas como a sua.  

Por isso, ao contar com a expertise da MMtec em manutenção preditiva, seu negócio pode alcançar níveis mais elevados de eficiência operacional, segurança e rentabilidade. 

A MMtec se destaca como uma referência em manutenção industrial presente há mais de 20 anos no mercado. Seu time de especialistas utiliza tecnologia de ponta e uma ampla expertise para aplicar técnicas como análises ODS, análise de vibração, termografia, medição de espessuras e inspeção NR-13.  

É justamente essa combinação de abordagem proativa e personalizada que permite que sua empresa possa reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência e posicionar-se à frente na Indústria 4.0. 

Saiba já como colocar isso em prática com nosso eBook especial sobre o tema – 100% gratuito: 

BAIXE JÁ: ebook Manutenção Preditiva e a Indústria 4.0 

Open

Solicite um Orçamento