A inspeção NR-13 da MMtec é reconhecida pela qualidade de sua execução, permitindo que equipamentos sensíveis funcionem em plenas condições. E em total segurança. 

O trabalho é efetuado por meio de verificações e testes, com o objetivo de adequar e documentar o uso seguro de caldeiras, trocadores de calor, vasos de pressão e tubulações.  

Assim, garante que todas as máquinas da planta industrial se adequem à norma que é uma exigência do Ministério do Trabalho. Mais do que evitar multas e outras penalizações, como interrupção da produtividade, a inspeção NR-13 da MMtec visa preservar vidas. 

Afinal, o cumprimento de suas indicações é essencial para prevenir acidentes que, pelas características dos equipamentos, podem gerar consequências catastróficas. 

Por isso, nossa equipe é altamente qualificada para analisar projeto e construção, realizar testes e elaborar o prontuário conforme a norma indica. 

São profissionais experientes em manutenção industrial e que conhecem os procedimentos específicos para efetuar a tarefa – que não pode ser executada por qualquer pessoa. 

Conheça a seguir um case de sucesso envolvendo a inspeção NR-13 da MMtec e a LDC, empresa que atua no setor de extração de óleo, no interior de São Paulo! 

Sobre a LDC – Louis Dreyfus Company 

A LDC é uma multinacional que chegou ao Brasil em 1942, adquirindo uma empresa que comercializava café, produtos cítricos, oleaginosas e açúcar.  

Com o tempo, a organização expandiu seus negócios para outros setores, inaugurando unidades industriais, armazéns e escritórios comerciais. Inclusive operando em terminais portuários, sempre mantendo alta performance

Transformando e entregando produtos agrícolas em todo o mundo, a empresa atende vários segmentos, estando presente em vários estados brasileiros. Entre eles, a companhia possui uma unidade de processamento de óleo em Paraguaçu Paulista (SP).  

E foi exatamente nessa unidade da LDC que a inspeção NR-13 da MMtec entrou em ação para colocar a fábrica em total consonância com a norma. E, ainda, reduzindo custos e mantendo a segurança dos que circulam pelo local. 

Manutenção preditiva: perfeita para evitar os perigos do processamento de óleo 

O óleo cru contém substâncias em concentrações muito diferenciadas, caso de dióxido de cloro e sulfeto de hidrogênio. Esse último pode levar à formação de ácidos corrosivos que agridem até mesmo tubulações de aço inoxidável

Se a corrosão avançar e perfurar as tubulações, as consequências são muito danosas para o meio ambiente e para as finanças da empresa. Isso porque será preciso interromper a produção para reparos não programados, gerando graves prejuízos

Além disso, os espaços de armazenagem de produtos agrícolas, como soja, trigo e milho, correm risco de explosões. Os motivos para isso são principalmente: 

  • A decomposição dos grãos gera vapores inflamáveis, especialmente os gases metano e etano;  
  • Poeiras produzidas ao longo do tempo e depositadas no ambiente, se agitadas ou em contato com chamas, correm risco de explodir. 

Outro ponto importante a ser considerado nesse tipo de planta industrial é o uso do gás hexano, altamente inflamável, para extração do óleo de soja. 

A preferência por esse solvente decorre de características como baixo conteúdo de óleo residual e menor odor no farelo.  

Contudo, durante o processo de extração há liberação de vapores tóxicos que podem provocar subsequentes explosões em tanques de estocagem e nos extratores. O que coloca em risco a segurança da fábrica

Em um ambiente tão perigoso, a manutenção preditiva é essencial, para manter os equipamentos em correto funcionamento. 

Entre elas, a inspeção NR-13 da MMtec tem papel de destaque por propiciar a adequação às normas ditadas pela legislação trabalhista. 

Inspeção NR-13 da MMtec vira Case de sucesso 

Na fábrica de Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo, a LDC trabalha com extração de óleo de soja, utilizando o hexano. 

Para evitar qualquer problema de segurança, a LDC contatou a inspeção NR-13 da MMtec.  

Nesse completo trabalho, os profissionais indicaram à LDC a aquisição de um medidor de espessuras por ultrassom intrinsecamente seguro. Equipamento Classe EX, ou seja, à prova de explosão – perfeito para esse tipo de ambiente. 

Trata-se de um valor acima dos medidores convencionais (5 a 8 vezes maior), em função dos rigorosos testes de resistência destrutiva que esses itens precisam passar. 

Contudo, tendo em vista as características da empresa, a equipe de inspeção NR-13 da MMtec mostraram que esse seria um excelente investimento. 

E os gestores da LDC concordaram plenamente com a recomendação. “Esse equipamento deveria ser indicado pela equipe de segurança do trabalho das empresas que têm ambiente com risco de explosão, devido a possíveis vazamentos de solventes”.  

Os responsáveis lembram que na região onde está instalada a LDC, existem outras empresas de extração de óleos vegetais, destilarias de álcool e parque de tancagem de combustíveis.  

E, segundo a avaliação deles, elas deveriam fazer suas inspeções com equipamentos intrinsecamente seguros, como os recomendados na inspeção NR-13 da MMtec. 

Agora que você comprovou o amplo conhecimento da equipe da MMtec, conte conosco para realizar a inspeção NR-13 em sua empresa! 

Open

Solicite um Orçamento