5 desafios da manutenção na Indústria 4.0 

A manutenção na Indústria 4.0 precisou passar por transformações, acompanhando a evolução tecnológica. 

Afinal, é preciso suporte da análise de dados em tempo real, com automação, aprendizado de máquina e outras tecnologias. Dessa forma, as esquipes estão conseguindo fazer com que as organizações: 

  • Acelerem as operações, 
  • Ampliem os níveis de produtividade com mais eficácia, 
  • Reduzam custos, 
  • Operem com mais foco na sustentabilidade. 

Para alcançar esses benefícios, no entanto, é preciso contar com metodologias modernas e eficientes, como as proporcionadas pela manutenção preditiva.   

Por isso os especialistas da MMtec analisaram o cenário da gestão de manutenção na Indústria 4.0 e identificaram 5 desafios-chaves que as empresas devem superar para uma gestão de manutenção eficiente. Saiba mais a seguir. 

Desafios da indústria 4.0 para sua empresa 

Mais tecnologia, mais dados, mais produtividade, mais sustentabilidade – e menos custos. Essas são algumas das vantagens de apostar na Indústria 4.0 para seus negócios. 

Mas o processo também gera alguns pontos de atenção. Por isso, ao fazer investimentos inteligentes em sua planta industrial, atente-se a estes obstáculos potenciais: 

1) Lacunas nas habilidades técnicas 

Atualmente as necessidades exigidas da força de trabalho estão em franca evolução. Seus colaboradores conseguem acompanhar?  

Ao procurar preencher as vagas em aberto, procure candidatos que possuam “destreza digital”. Dessa forma, você vai garantir uma equipe que entende tanto dos processos de manufatura, quanto das ferramentas digitais que suportam esses processos.  

Somente com a força de trabalho certa os modelos de negócios serão capazes de implementar com sucesso novas tecnologias.  

Dessa forma, poderão manter as operações e políticas de manutenção na Indústria 4.0 em dia. 

2) Manutenção na Indústria 4.0 exige integração entre diversos sistemas  

Outro problema significativo encontrado na gestão de manutenção na Indústria 4.0 é a falta de integração entre sistemas, gerando dificuldade em acessar dados relevantes para a operação. 

Esse problema acarreta consequências como, por exemplo: 

  • Maior tempo para o desenvolvimento de tarefas; 
  • Maiores despesas, proveniente de tempo extra na execução de atividades; 
  • Aumento na probabilidade falhas, tendo em vista a falta e informações. 

3) Crescimento no volume dos dados 

À medida que mais empresas apostam na transformação tecnológica, mais dados estão sendo gerados em um ritmo mais rápido, bem como sendo apresentados em vários formatos.  

Para percorrer essas vastas quantidades de dados, os algoritmos precisam ser mais fáceis de compreender. Além disso, esses algoritmos precisam ser capazes de combinar dados que podem ser de diferentes tipos e intervalos de tempo. 

4) Manutenção na Indústria 4.0: sustentabilidade e compliance  

Com a mudança no perfil do consumidor moderno, que exige das empresas empenho no cumprimento de requisitos sócio ambientais, bem como maior transparência, a manutenção na Indústria 4.0 precisa estar atenta a esses detalhes. 

Contudo, a manutenção preventiva tem muito a contribuir com a sustentabilidade, colaborando para diminuir perdas e consumo de peças sobressalentes. Além disso, também pode ajudar a obter maior eficiência energética, por exemplo. 

Por outro lado, é preciso estar em conformidade com normas e legislações vigentes, entre elas a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

 Afinal, os dados são um ativo poderoso e precisam ser protegidos. 

5) Segurança 

Falando em proteção de dados, as ameaças em termos de vulnerabilidades atuais e emergentes na fábrica são outra preocupação significativa.  

Quando várias máquinas e dispositivos estão conectados a uma ou várias redes em uma fábrica inteligente, as vulnerabilidades em qualquer uma dessas peças pode tornar o sistema vulnerável a ataques.  

Para ajudar a combater esse problema, as empresas precisam antecipar as vulnerabilidades operacionais do sistema corporativo e as vulnerabilidades no nível da máquina. Algo alcançável quando a organização engloba esta etapa em sua gestão de manutenção na Indústria 4.0. 

Afinal, muitas empresas não estão totalmente preparadas para lidar com essas ameaças à segurança. Por isso é essencial contar com parceiros e fornecedores de tecnologia e soluções de confiança para identificar vulnerabilidades – como é o caso da MMtec! 

Manutenção na Indústria 4.0: uma aplicação essencial 

Os benefícios da manutenção para as organizações se traduzem em economia significativa de custos e aumento da receita para empresas que gerenciam grandes instalações.  

No entanto, muitas empresas ainda insistem em não adotar uma política de manutenção. Além da visão equivocada da relação custo-benefício, havia uma certa dificuldade em obter acesso a informações oportunas e detalhadas sobre a condição dos ativos. 

Atualmente este cenário já é bem diferente. Graças à proliferação de sistemas de detecção e tecnologias digitais avançadas (como a Internet das Coisas, BigData, Inteligência Artificial, entre outros) nas instalações de produção de grandes organizações.  

Contudo, a manutenção na Indústria 4.0 facilita a coleta de grandes volumes de dados digitais sobre o estado de máquinas e equipamentos.  

Essa coleta de dados é potencializada pela implantação de diferentes tipos de sensores: 

  • Vibração 
  • Acústicos,  
  • Temperatura,  
  • Consumo de energia, entre outros. 

Estes sensores podem ser implantados em componentes críticos da máquina para identificar mudanças notáveis na condição do equipamento. Isso ajuda a identificar problemas que podem desencadear tarefas de manutenção. 

Conte com suporte especializado em manutenção na Indústria 4.0 

A manutenção é uma parte vital da engenharia e da manufatura na Indústria 4.0. 

Combinando ciência de dados com experiência no domínio da engenharia, bem como uma variedade de técnicas, mais empresas podem implementar a tecnologia e começar a perceber seu valor. 

Da redução do tempo de inatividade do equipamento à geração de economia de custos significativa, assim como no aumento da eficiência em toda a linha de produção, os benefícios de investir em manutenção industrial são grandes demais para serem ignorados. 

Além disso, é preciso apostar em fornecedores confiáveis e atualizados. Como a MMTec: sua ampla experiência em manutenção industrial proporcionou a criação de uma das mais poderosas ferramentas para a gestão de manutenção para a sua fábrica. 

Power BI MMtec sua empresa passa a contar com: 

  • Plataforma amigável: acesso simples, via cloud computing, feito até pelo smartphone, em qualquer horário e lugar; 
  • Consulta online de alarmes e falhas: identificação e classificação de riscos de cada ativo monitorado; 
  • Otimização de tempo de equipe: gerenciamento inteligente do trabalho do time da manutenção; 
  • Ambiente de trabalho mais seguro: redução de problemas que possam colocar em risco a segurança dos colaboradores; 
  • Planejamento seguro de manutenção: acesso a históricos e relatórios para tomadas de decisão rápidas e eficazes, o que ajuda a reduzir o tempo de máquina parada. 

Agora que você já sabe os principais desafios da manutenção na Indústria 4.0, que tal implementar processos eficazes e que façam uso de tecnologias modernas, como Power BI MMtec em sua empresa? 

FALE COM OS ESPECIALISTAS MMTEC 

Open

Solicite um Orçamento