A manutenção preditiva por vibração é uma das melhores soluções para manter suas plantas industriais em perfeito funcionamento. 

Isso é natural, afinal, as máquinas industriais funcionam no seu melhor quando não vibram excessivamente.  

Assim, qualquer máquina com peças móveis será projetada para operar dentro de um nível tolerável de vibração. Mas quando eles se excedem, é preciso fazer uma correção, evitando danos maiores à máquina. 

Nesse contexto entra em cena a manutenção preditiva por vibração, perfeita para esses casos, colaborando para maior produtividade e vida útil do ativo. 

Saiba mais a seguir. 

O que é análise de vibração em manutenção? 

A manutenção preditiva oferece muitas formas de analisar os equipamentos. A análise de vibração é uma delas.  

Extremamente eficaz na identificação do desgaste na fase inicial, evita que avarias aumentem e interrompam a produção, evitando depreciação precoce do ativo.  

Ao detectar, medir e analisar a vibração em peças rotativas, a análise de vibração é capaz de “prever”, em um grau preciso, se o equipamento precisará de manutenção em breve.  

A manutenção preditiva por vibração é frequentemente medida através de sensores incorporados em equipamentos rotativos.  

Assim, eles detectam frequências e tipos de vibração – medindo deslocamento, velocidade e aceleração ao longo de todos os três eixos de movimento.  

Então, ao usar essa metodologia, as informações são compiladas, analisadas e comparadas com dados históricos de desempenho para o equipamento específico. Bem como com dados do próprio fabricante do ativo.  

Com essas informações, o gestor pode avaliar as reais condições da máquina e programar os cuidados preventivos. 

Aplicação da manutenção preditiva por vibração 

Essa metodologia pode ser utilizada em qualquer equipamento com peças e componentes rotativos, entre eles: 

  • Bombas,  
  • Turbinas,  
  • Componentes de transportadores,  
  • Compressores,  
  • Engrenagens,  
  • Ventiladores,  
  • Rotores, entre outros. 

Então, ao examinar esses componentes, identificando anomalias, a manutenção preditiva por vibração pode eliminar problemas de produção antes mesmo que eles ocorram.  

É o caso do comprometimento da qualidade produtiva, indício claro de que a manutenção reativa é necessária. Essa baixa qualidade pode ser percebida por lentidão na capacidade produtiva e acabamentos de superfície ruins, entre outros. 

No momento em que essas condições são detectadas – em um ambiente de manutenção reativa – as peças devem ser descartadas ou retrabalhadas. Assim, a produção já foi comprometida e os prejuízos são inevitáveis, 

Adotando manutenção preditiva por vibração, isoladamente ou em conjunto com outras análises preditivas, é possível evitar essas ocorrências. 

Benefícios da manutenção preditiva por vibração 

Acompanhar as rotinas e as necessidades de manutenção em um número crescente de ativos pode ser um desafio.  

Ainda mais quando o gestor precisa ser cada vez mais rápido em suas decisões. É aí que a manutenção preditiva contribui positivamente em sua empresa. 

Veja a seguir as principais vantagens desta metodologia

Redução de custos de reparo e substituição 

As despesas com peças e mão de obra podem ser significativamente reduzidas quando a análise de vibração revela um problema previamente.  

Pois, em muitos casos, isso permite solucionar a avaria enquanto ela é pequena e não comprometeu muitos componentes. Assim como elimina o tempo e o custo para substituir toda a máquina mais tarde. 

Além disso, a manutenção preditiva por vibração pode minimizar o tempo de inatividade, além de eliminar a necessidade de horas extras de emergência para reparos não programados ou substituição de equipamentos.  

Afinal, reparos de emergência não programados podem custar caro. Então, eliminar a necessidade dessas “chamadas críticas” é um dos benefícios mais significativos do planejamento da manutenção preditiva por vibração. 

Otimiza a produção e a segurança da planta 

Reparos relativamente simples para aliviar problemas de vibração, como correias desgastadas, rolamentos ou suportes soltos, podem ser realizados em períodos programados. Sem interferir nos tempos de produção.  

Além disso, o bom funcionamento do equipamento da planta garante um ambiente de trabalho mais seguro para o pessoal da planta que trabalha nas proximidades das máquinas. 

Eficiência de manutenção preditiva por vibração 

Quando a falha de componentes individuais é identificada pelas equipes de manutenção, fica mais fácil saber exatamente quais peças, ferramentas e suporte da planta serão necessários para executar o reparo.  

Assim sua empresa pode fazer reparos eficazes para manter a planta em funcionamento com um mínimo de tempo de inatividade. A solução se dá de forma planejada e é realizada de forma rápida e correta já na primeira vez. Além de prolongar a vida útil do equipamento

Quer saber mais sobre manutenção preditiva por vibração e outros tipos de análise preventiva? Então, acompanhe o blog da MMtec. Para começar, sugerimos a leitura de: 

Open

Solicite um Orçamento