A manutenção preditiva eficiente é uma técnica utilizada para prever possíveis falhas em equipamentos e máquinas. Com isso, é possível realizar intervenções antes que ocorram danos ou paralisações inesperadas.  

Existem diversos tipos de análises que tornam essa técnica mais assertiva, proporcionando benefícios. Entre eles: maior produtividade e confiabilidade dos equipamentos, ambiente mais seguro, redução de custos e maior vida útil dos ativos. 

Entenda como todas estas análises se traduzem em uma planta mais produtiva, segura e lucrativa para a sua empresa com a leitura a seguir. 

Tipos de análises de uma manutenção preditiva eficiente 

Existem diversos tipos de análises disponíveis, cada uma com suas particularidades e indicada para diferentes tipos de equipamentos e problemas. 

A seguir, vamos as mais usadas na utilizadas na manutenção preditiva: 

  1. Análise ODS

A análise ODS (Operating Deflection Shape ou Forma de Deflexão Operacional) é uma técnica utilizada para observar, medir e avaliar padrões de vibração de máquina sob a incidência de forças operacionais desconhecidas. 

Através de sua aplicação, é possível prever o desgaste das partes móveis, dos pontos de fixação e da própria estrutura de um equipamento. 

Dessa forma, podem antever a necessidade de trocas com alta precisão, minimizando paradas imprevistas. Por isso, é uma técnica muito usada na manutenção preditiva eficiente. 

  1. Análise de vibração

Essa análise permite identificar possíveis desalinhamentos, folgas, desgastes ou outros problemas mecânicos em equipamentos rotativos.  

Todas as máquinas em funcionamento produzem vibrações que, aos poucos, levam-nas a um processo de deterioração. Esse quadro se caracteriza por uma modificação da distribuição de energia vibratória pelo conjunto dos elementos que constituem a máquina.  

Então, ao observar a evolução do nível de vibrações, é possível obter informações sobre o estado da máquina, o que torna a manutenção preditiva eficiente. 

A análise das vibrações baseia-se no princípio de que as estruturas das máquinas que sofrem com os esforços dinâmicos (ação de forças) dão sinais vibratórios, cuja frequência é igual à dos agentes excitadores. 

Dessa forma, quando captadores de vibrações forem colocados em pontos definidos da máquina, eles captarão as vibrações recebidas por toda a estrutura. Assim registram as vibrações e suas análises, permitindo identificar a origem dos esforços presentes em uma máquina operando. 

Assim, é possível identificar a causa raiz do problema e programar a manutenção para corrigi-lo antes que ocorra uma falha. 

  1. Análise termográfica

A termografia é uma técnica de inspeção não destrutiva e não invasiva, que tem como base a detecção da radiação infravermelha emitida naturalmente pelos corpos. 

Através desta técnica, muito importante para ter uma manutenção preditiva eficiente, é possível identificar regiões, ou pontos, onde a temperatura está alterada com relação a um padrão pré-estabelecido. 

Dessa forma, é possível obter dados relacionados à condição operacional de um componente, equipamento ou processo em qualquer dos sistemas de manutenção considerados. 

  1. Análise de trincas

A análise por partículas magnéticas é aplicada na manutenção preditiva eficiente para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. Por isso, permite detectar defeitos como:  

  • Trincas 
  • Junta fria 
  • Inclusões 
  • Gota fria 
  • Dupla laminação 
  • Dobramentos 
  • Segregações, entre outros 

O método está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético. Ao encontrar uma descontinuidade, as linhas magnéticas desviam-se de sua trajetória.  

Isso cria uma região com polaridade magnética. Então, quando as partículas magnéticas são atraídas à descontinuidade, formam uma clara visualização do formato e da extensão do problema. 

  1. Análise de espessura

Esta análise de manutenção preditiva eficiente consiste em fazer com que a onda ultrassônica emitida por um transdutor percorra o material analisado. 

A partir daí efetua-se a verificação dos ecos recebidos de volta, pelo mesmo ou por outro transdutor. O que permite identificar as falhas internas ou espessuras contidas no maquinário. 

  1. Inspeção NR13 

Esta técnica, que proporciona uma manutenção preditiva eficiente, consiste em verificações e testes para adequar, documentar e viabilizar o uso seguro de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações.  

Dessa forma, seu principal objetivo é avaliar e manter os equipamentos operacionais e em condições seguras. Por isso, é uma exigência do Ministério do Trabalho, já que envolve a proteção de colaboradores. 

Esses são apenas alguns exemplos de análises disponíveis na manutenção preditiva.  

Cada uma delas tem suas particularidades e pode ser mais indicada para determinados tipos de equipamentos e problemas.  

Pois combinar essas análises também pode ajudar a ter uma visão mais completa do estado dos equipamentos e evitar possíveis falhas. 

Manutenção preditiva de qualidade é com a MMtec 

A MMtec é referência em programas de melhorias em projetos industriais, atuante em diversos setores produtivos da cadeia industrial brasileira 

O que garantiu aos seus especialistas uma ampla expertise em elaborar projetos personalizados para as necessidades de empresas como a sua – veja este nosso case de sucesso na área de alimentação! 

Um de seus diferenciais é a participação no Programa PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores). Responsável por acompanhar e garantir todos os procedimentos organizacionais, medidas de melhorias, padronização em atendimento e serviços.  

Assim como uma série de quesitos voltados para empresas com comprometimento total com a qualidade.  

Por isso, se você procura um serviço de manutenção preditiva eficiente, fale hoje mesmo com a MMtec. 

FALAR COM UM ESPECIALISTA 

 

Open

Solicite um Orçamento