A manutenção preditiva em áreas classificadas demanda o suporte de uma equipe experiente e de equipamentos modernos, precisos e confiáveis. 

A manutenção preditiva em áreas classificadas é uma rotina de extrema importância nas indústrias de hidrogênio, petroquímica, farmacêutica e de petróleo e gás. 

Isso porque elas são realizadas para que o equipamento siga os requisitos regulamentares para potenciais fontes de ignição.  

Para garantir a necessária eficiência nesse processo, é preciso equipamentos de medição avançados, como o Classe EX, medidor de espessuras por ultrassom ultramoderno. E que faz parte das tecnologias inovadoras usadas pela MMtec. 

Entenda melhor como a manutenção preditiva em áreas classificadas funciona – e como a MMtec pode ajudar sua empresa com essa ferramenta moderna. 

O que é uma área classificada? 

Segundo a NR 10, áreas classificadas são definidas como todo local onde há a presença de substâncias inflamáveis ou combustíveis. Quando em contato com uma fonte de ignição (como faíscas ou oxigênio) podem provocar uma explosão. 

Assim, basta uma faísca, originada de um circuito elétrico ou do superaquecimento de um equipamento, como fonte de ignição para provocar uma explosão. 

Já de acordo com a NR-20, aponta que a existência deste cenário demanda uma estratégia de prevenção especial. Por isso, todo equipamento instalado nestas áreas deve passar por um processo minucioso de manutenção, evitando que acidentes ocorram. 

Tipos de áreas classificadas 

A manutenção preditiva em áreas classificadas é recomendada em plantas propícias à explosão, sendo encontradas em diversos segmentos da Indústria: 

  • Usinas de açúcar e etano 
  • Farmacêutico 
  • Têxtil 
  • Papel e celulose, entre outros 

Os exemplos de áreas classificadas incluem: 

Por isso, toda área definida como classificada ou atmosfera explosiva deve ser monitorada e livre de possíveis fontes de ignição – conforme os princípios descritos na norma ABNT NBR IEC 60079 10-1. 

Um ambiente tão sensível, pede monitoramento ágil e eficiente, como o proporcionado pelo equipamento Classe EX, que a MMtec utiliza para realizar a manutenção preditiva em áreas classificadas. 

Determinações de áreas classificadas

As áreas classificadas podem ser divididas em três categorias (Zonas), dependendo do volume de uso de cada setor: 

  • Zona 0: quando a presença de substâncias inflamáveis e/ou explosivas é contínua ou ocorre em períodos superiores 1000 horas/ano. 

Além disso, a manutenção preditiva em áreas classificadas também é indicada em classificações com base na concentração de poeiras combustíveis e classes de temperatura: 

  • Zona 20: área classificada onde a nuvem de poeira combustível no ar está presente de forma frequente, contínua ou por longos períodos.  
  • Zona 21: setor onde há a possibilidade de ocorrência de uma nuvem de poeira combustível no ar.  
  • Zona 22: local com baixa possibilidade de formação de nuvem de poeira combustível no ar em condições normais de operação. Caso aconteça, o problema terá uma curta duração. 

 

Papel do Classe EX na manutenção preditiva em áreas classificadas 

A finalidade da manutenção preditiva é efetuar a inspeção e os necessários reparos com a maior agilidade e eficiência possíveis. Assim, além de reduzir riscos de segurança, o processo evita interrupções não programadas e gera economia. 

Através do Classe EX, da MMtec, é possível realizar a manutenção preditiva em áreas classificadas com rapidez e confiabilidade. 

Isso porque esse medidor por ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência para medir a espessura de materiais variados. Como metais, plásticos, cerâmicas, vidros e outros materiais sólidos.  

De alta precisão, o instrumento é capaz de constatar espessuras que variam de 0,5 mm a mais de 500 mm, dependendo do modelo e da sonda utilizada. Também é intrinsecamente seguro e com classificação EX. Ou seja, à prova de explosão – perfeito para os ambientes aqui citados. 

Por isso, é amplamente utilizado na inspeção de tubulações, equipamentos de processamento químico, recipientes de pressão, vasos de pressão, estruturas de aço, entre outros. 

Uma das vantagens do Classe EX para a manutenção preditiva em áreas classificadas é sua capacidade de medições sem a necessidade de acesso direto à superfície. Assim, torna-se ideal para aplicações em áreas de difícil acesso ou em superfícies irregulares.  

Além disso, o Classe EX pode armazenar e transferir dados de medição para análise posterior, facilitando o gerenciamento de dados e a documentação das inspeções. 

Inclusive, foi utilizado em um processo de inspeção NR-13 conduzido pelos Especialistas MMtec – conheça o case completo. 

Este é o padrão de atendimento MMtec, que busca oferecer sempre soluções baseadas na tecnologia mais atualizada disponível.  

Além de equipamentos modernos, sua equipe é composta por profissionais altamente qualificados, que passam por uma rotina contínua de treinamentos e atualizações 

O resultado é a excelência plena dos serviços prestados para empresas como a sua. 

FALE HOJE MESMO COM UM ESPECIALISTA MMTEC 

Open

Solicite um Orçamento