Otimizar tempo na manutenção industrial é uma forma inteligente da empresa ter maior confiabilidade em suas operações. Além de reduzir falhas e custos com os cuidados dos ativos. 

Entenda melhor como isso funciona na prática e veja o papel da manutenção preditiva em uma operação eficiente

Manutenção preditiva reduz tempo de paradas para inspeção e reparos – e muito mais! 

A Indústria 4.0 pede ações reativas, muito mais rápidas e eficientes. Cenário perfeito para a manutenção preditiva, que identifica e soluciona falhas antes que elas se transformem em graves problemas. 

Sem contar que ela ajuda a manter a segurança, identificando pontos que possam prejudicar a força de trabalho. E auxiliando a otimizar tempo na manutenção industrial. 

Colabora, ainda, com a redução de custos, com o aumento da vida útil dos ativos, eleva a produtividade e, claro, ajuda a otimizar tempo com manutenção preditiva. 

Assim, consegue-se preservar as capacidades operacionais das máquinas e o seu valor, dando prioridade a intervenções programadas de acordo com critérios bem definidos. Entre eles: 

  • Número de horas de funcionamento,  
  • Volume de rotações; 

Assim é possível reduzir as probabilidades de falha ou deterioração no funcionamento de um ativo e otimizar tempo com manutenção preditiva. Ao mesmo tempo em que se mantém a produção dentro dos prazos. 

Como – e porque – otimizar tempo na manutenção industrial 

Quando o setor de manutenção desperdiça tempo na execução das suas tarefas, as consequências não são nada boas para os negócios.  

Além de perder produtividade, costuma ocorrer retrabalho, aumento de horas extras, insatisfação dos clientes por conta de atrasos.  Ou seja, é prejuízo na certa. 

Assim sendo, o ideal é otimizar tempo na manutenção industrial, seguindo essas dicas: 

  1. Tenha equipamentos e peça de qualidade

A procedência do maquinário e das peças de substituição é condição essencial para otimizar tempo na manutenção industrial. 

Afinal, itens de baixa qualidade, mesmo sendo mais baratos, são mais frágeis e acabam tendo menor durabilidade. Além disso, exigem mais ações de manutenção para manter o funcionamento. 

Em outras palavras, acaba comprometendo a produtividade da planta industrial. E gerando retrabalho, pausas mais frequentes e menor confiabilidade.  

  1. Elabore um bom planejamento de manutenção

Um plano de manutenção eficiente leva em conta as necessidades e características de cada equipamento. Entre elas, utilização, tempo de uso da máquina, nível de criticidade, etc. 

Também devem ser consideradas as recomendações do fabricante, bem como o histórico de cada máquina. Essas informações permitirão adotar o método apropriado de inspeção e reparo para cada ativo

Esse planejamento ajudará também a otimizar tempo na manutenção industrial e a ter um bom controle das peças de reposição. Assim, no momento de reparos, os componentes necessários estarão disponíveis para a substituição. 

Outro ponto importante é fazer um bom gerenciamento da implantação do plano elaborado. Identificar pontos positivos e os que podem ser aperfeiçoados. 

  1. Otimizar tempo na manutenção industrial exige padrões de resposta

Com um bom planejamento de manutenção, há maior previsibilidade e controle dos ativos. Contudo, mesmo com todos os cuidados, ocorrências não programadas podem acontecer. E é necessário ter uma resposta programada para cada evento. 

Ela pode ser simples, reiniciando o equipamento, ou convocar o time de manutenção para uma correção urgente – mas com qualidade. 

Assim, o tempo de recuperação será o menor possível, assim como a interrupção na produtividade. 

  1. Aposte nas análises mais avançadas

Existem muitas técnicas para inspecionar os maquinários. As de manutenção preventiva, por exemplo, são muito avançadas e permitem fazer inspeções sem interromper a produção. 

Entre as análises preditivas, temos: ODS, por vibração, análise de trincas, termografia, medição de espessuras e inspeção NR-13. 

Todas elas oferecem excelentes resultados, entre eles: maior produtividade e redução de custos, bem como maior segurança dos operadores. 

Também ajudam a aumentar a vida útil dos ativos e otimizar tempo na manutenção industrial. 

  1. Conte com profissionais qualificados 

Para a excelência no trabalho de manutenção, sua equipe deve ser qualificada e estar alinhada com as principais técnicas do setor. Por isso, os treinamentos contínuos são essenciais. 

Além disso, o gestor deve considerar contar com o apoio de consultores terceirizados para ajudar a superar os desafios da planta industrial.  

A MMtec é especialista em manutenção preditiva, com mais de 20 anos de expertise em programas que proporcionam melhorias em projetos industriais.  

Nosso time de especialistas acompanha e está apto a atuar com base nas principais atualizações tecnológicas da área.  

Assim, colabora para que sua empresa possa otimizar tempo na manutenção industrial e garantir as vantagens que os cuidados preditivos têm a oferecer aos seus ativos. 

Quer elevar os resultados de manutenção em sua empresa? 

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DA MMTEC! 

Open

Solicite um Orçamento